Quanto custa um Bulldog Francês?

 
Alguns podem se ofender com a resposta mas ela é a mais adequada àqueles que nos procuram para especular preços.

A resposta é :
–  “Eles custam muito menos do que valem e provavelmente mais do que você gostaria de pagar”.
Entenda porque:

1º Bons exemplares custam caro.
A seleção de linhagens e características físicas requer estudo e numerário.

2º É sempre um grande risco cruzar um cão, mesmo para criadores cuidadosos e conscientes;
gravidez gravidez 2
  • os animais que serão reproduzidos precisam de exames. Você pode dizer “ah, mas isso é barato”. Eu respondo “não se você tiver de submeter um frenchie ao risco de uma anestesia geral para um simples RX de quadril. É assim que se consegue um laudo de OK para displasia coxofemoral, arriscando a vida do cachorro que você tanto ama;
  • muitas vezes temos de recorrer à inseminação artificial;
  • dizem que 20% das fêmeas de BF tem parto normal. Acho que alguém deve ter no mínimo 40% de fêmeas parindo por via vaginal. Quem ficou com meus 20%? Porque aqui, só cesariana!
  • Você faz uma ultra-sonografia de 100 reais e pronto! Tudo resolvido, acabaram-se os exames pré-natais, afinal elas só parem mesmo por cesariana. Errado! Além dos exames de sangue, afinal a ferritina precisa se manter em níveis adequados bem como os hormônios tireoideanos. Poucos sabem disso mas até mesmo a prole de animais perfeitamente saudáveis e sua prole podem sofrer as consequências do hipotireoidismo transiente gestacional. Então se tudo der certo uma fêmea ainda fará  dois US e um RX. Você tem de ter certeza absoluta do número de filhotes, mesmo que o parto seja cesariana. Já aconteceu do vet tirar 6 filhotes e fechar a femêa com o 7º na barriga. Infelizmente isso não foi só uma historinha que me contaram, senti na pele a dureza de criar recém nascidos sem mãe.
  • Encontrar um bom veterinário sai caro. Rodar a cidade toda até conhecer alguém coerente, humilde, disponível, apto a aceitar suas limitações, disposto e aberto a estudar uma raça diferente e cheia de peculiaridades requer tempo e é difícil. - Por incrível que pareça uma femeazinha, mal encaminhada, teve sua primeira gestação na mão de “criador experiente”: ele aguardou pacientemente sob orientação e supervisão de veterinário até que ela desse à luz um feto único por parto vaginal. Qualquer acéfalo saberia que feto único cresce muito e fica desproporcional à bacia da fêmea que o gesta, mas esse veterinário não. Tão pouco teve a humildade de perguntar ou ler. Absurdos desse nível marcam demais!
3º Cães necessitam de cuidados especiais para sua manutenção.

4ª Muitas condições de saúde ou “falta de saúde” consideradas “próprias da raça” são perfeitamente evitáveis. No entanto haverá muito investimento com isso:
  • tempo gasto em estudo e aprendizado;
  • despesas na formação de uma pequena biblioteca;
  • implantação dos conhecimentos obtidos;
  • disciplina e mais tempo para que nenhum detalhe seja esquecido em momento algum.
  • medicamentos, suplementos etc..

    5ª Os filhotes precisam de supervisão constante em suas mamadas. 
    – Aquele leitinho que ocasionalmente sai pelo nariz dos bebes pode mata-los. Eles fazem broncoaspiração e  pneumonite muitas vezes fatal.
    os quatro2
    6º Nem sempre podemos aguardar que a fêmea entre em trabalho de parto para começar a cesariana.
    - A cesariana “precoce” pode  retardar a chegada dos instintos maternos, pois não haverá secreção de ocitocina (hormônio responsável, pela contração uterina, secreção láctea e pelo carinho e cuidado que toda mamãe tem por seus bebes) entre outros. Nem sempre elas reconhecerão os bebes como seus, pois elas não viveram o momento do parto. Não tiveram oportunidade de lambe-los ou aquece-los, eventos que fortalecem o instinto da maternidade. Isso obriga o criador a permanecer por horas ou mesmo dias a fio ao lado da mãe e dos bebês. Salvo se você não se importar que ela os devore ou deite sobre eles.

    7ª Ah os bebes! Eles são realmente maravilhosos, uns anjinhos: mamam e dormem (se tudo sair nos conformes).
    barriguinhas 2
    Um belo dia alguém da casa, com peninha daquele olhar pidão da fêmea que está amamentando, resolve lhe dar só um camarãozinho à milanesa. Foi unzinho só, mas desencadeou um episódio de angioedema com urticária. Aí, claro, o vet manda a “prednisona amiga” pra acabar com aquele “inchaço” todo. Maravilha, só que já se passaram mais de duas horas e os bebês estão famintos. A mãe chega, ainda bastante abalada, mas os bebes não se acalmam. Você se belisca, aquilo não pode ser verdade: cadê o leite? Simplesmente secou, mas “ninguém” lembrou ou te avisou que isso iria acontecer.

    8ª Até a terceira semana é o paraíso:
    - Mamãe cuidando de tudo e deixando tudo muito limpo, bebes gordinhos e sequinhos, uma coisa linda de se ver. A partir daí o trabalho é com você, sim eles começam a comer papinha e a fazer muitas caquinhas que mamãe não irá limpar. Se comem 25g de papinha devolvem processadas cerca de 400g de caquinhas. Uma matemática meio sinistra, mas você está ali para isso mesmo…

    9ª Apesar de toda essa função extra a vida continua:
    – Você tendo de chegar na hora ao seu trabalho, bem disposto e alerta para não cometer nenhum deslize. “Sim, mas criador trabalha?” – Claro, criação de cães não é profissão, é hobby. Alguém tem de trazer a “ração super premium pra casa” ou a “AN” (um dia teriam de descobrir que ração não tem tudo o que nosso doguito precisa para crescer forte e inteligente...);

    10ª Aí os bebês crescem...
    – É chegado o dia da primeira dose de vacina. Você resolveu dar-lhes “a picadinha do bem”  à tardinha, pois era o melhor horário para o vet. Ótimo, todo mundo levou “picada no bumbum” e agora vão mimir para esquecer o dodói.  - Engano seu:  eles fazem uma tremenda reação à vacina e começa a choradeira. Eles tem febre e dores pelo corpo. Você corre a medica-los e assim garantir que “alguém” possa ter ao menos uma hora de sono para aguentar o “trampo” no outro dia.

    11ª Eles crescem em estreito contato familiar, sem gaiolas ou chiqueirinhos.
    – Escolhemos aqueles que ficarão em casa (só reproduzimos nossos cães quando queremos ficar com filhotes) e temos de nos preparar para hora da despedida dos demais. Eles permanecem conosco até ao menos 4 meses de idade, quando já estamos muito apegados. Todos são especiais, tem personalidades distintas e oferecem razões de sobra para que estejamos apaixonados por cada um deles. Escolhemos os novos lares sempre imaginando que serão felizes para sempre. Isso nem sempre acontece e é difícil encarar o quão desprezíveis podem ser as pessoas.

    12ª O destino de cada um  deles é da nossa conta.
    – Quando nos despedimos de um filhote não deve ser um adeus, mas um até breve. Procuramos saber como estão, como está sendo seu desenvolvimento, se estão felizes e se estão bem adaptados ou não. Tentamos estar preparados para, a  qualquer momento, pegá-los de volta ou mesmo resgatá-los. Os cães são constantes, seus donos não.
    Por mais que procuremos selecionar os novos lares, pessoas são imprevisíveis. Se separam, casam, tem filhos que gostam de chutar cachorrinhos e sabe lá Deus o que mais…

    Provavelmente muitos acham besteira tudo o que escrevi afinal há uma certa seleção natural em deixa-los crescer à própria sorte. Aqui pensamos que não, preferimos não banalizar

    amor2

    Todo o empenho, dedicação e todo o prazer e alegria que eles nos proporcionam não tem tem preço.

    Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre totalmente dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.


    Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!

    Para saber mais sobre alguns outros valores agregados à criação respeitosa de cães acesse o link  Quanto custa um West High Land Terrier?

    Sirley Vieira Velho
    http://www.skonbull.com/

    Direitos Reservados
    Seja gentil, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre! :)

    18 comentários:

    1. Excelente post, Sirley! Preciso e claro... e ainda assim a maioria das pessoas sequer imaginam estes "detalhes" todos da criação cosnciente.
      PS: no mês que vem está chegando um machinho lindo de frenchie aqui em casa, só pra pet mesmo.

      ResponderExcluir
    2. Obrigada pelo comentário Gilberto.
      Muitas felicidades pra ti e teu bulldoguinho.
      Você irá se encantar com a raça, eles são MA-RA-VI-LHO-SOS!

      Abraço
      Sirley

      ResponderExcluir
    3. Simplesmente perfeito!!! E sabe o que seria mais perfeito ainda?? é que todos que se dizem criadores pudessem ler!!!!
      Parabéns Sirley!

      ResponderExcluir
    4. Obrigada pelo carinho Tati,
      É só um pedacinho da tragicomédia que é a vida de quem reproduz ocasionalmente seus cães.
      Depois do filhote "pronto" parece que foi tudo muito simples...rs

      bj

      Sirley

      ResponderExcluir
    5. Simplesmente amei!!!!!!!
      Fiquei feliz qdo um proprietário que cruzou sua fêmea e eu acabei orientando desde antes do parto veio me dizer que AGORA bate palmas pra gente e entende tudo isso que falamos.
      To pensando seriamente em roubar...rs
      Bjs!

      ResponderExcluir
    6. Pois é Vivinha,
      Essa postagem é nosso retrato, só poderias ter gostado mesmo...rs

      Obrigada pelo carinho

      Bjs
      Sirley

      ResponderExcluir
    7. Simplesmente excelente! Quem quer comprar um cachorro "bonitinho" não sabe da preocupação com a escolha para o cruzamento, os exames de citologia, a inseminação, os RX e Ultrassons, da cesariana, das noites sem dormir, atento aos horários das mamadas, consultas com um BOM veterinário, vacina de qualidade, pedigree (para um bom criador não há venda COM ou SEM pedigree!), microchip, ração de qualidade e apropriada para cada fase...
      Tem lista pra uma semana.
      Mas, principalmente, tem algo que dinheiro nenhum no mundo paga: nosso amor por esses orelhudos!
      Não vendemos pra ficar ricos, mas nossos cães não são mercadoria de R$1,99!!
      Quem diz ter amor aos cães, mas não está disposto a pagar o preço merecido, adote um cachorro!! Vai ter um amigo de 4 patas, e ainda faz um grande serviço aos cães e à sociedade.

      Um abraço a todos.

      Leonardo.
      Canil Chateau de Bouledogue.

      ResponderExcluir
    8. É Leonardo, enxugar a lista não foi fácil...
      Abraço e obrigada pelo comentário

      Sirley

      ResponderExcluir
    9. Amei de amor maior, Sirley!

      Parabéns pelo post!
      :)

      ResponderExcluir
    10. É tudo isso aí que vc falou!! Tenho um exemplar dessa raça e a cada dia que passa me apaixono mais!!
      Vc esta de parabéns!!!

      ResponderExcluir
    11. Gostei muito, muitas pessoas acham que criar um cachorro é apenas brincar e passear, esquecem que tem uma serie de responsabilidades, já tive BF um macho sempre estava comigo, dormia junto e onde eu ia ele ja corria pro carro, bons momentos, mais também tinha veterinário, ração, brinquedos etc Infelizmente ja faleceu, mais espero em breve adotar outro.

      Delfran

      ResponderExcluir
    12. tenho um casal de frenchie, achei excelente seu blog, esse post é muito exclarecedor sobre a forma como reproduzem e as responsabilidades e riscos da procriação.
      mais uma vez parabéns pelo seu blog e por disponibilizar tantas informações sobre essa encantadora raça.

      ResponderExcluir
    13. Eu tenho um macho tigrado que comprei recentemente... eles são apaixonantes, lindos, maravilhosos, to apaixonada 100%.
      Amei essa raça, eu recomendo.
      Cães são como filhos, devem ser tratados como parte da familia.

      ResponderExcluir
    14. Meu sonho é ter um desses!são apaixonantes!!

      ResponderExcluir
    15. PARABÉNS pelo post!!!

      Tenho uma família de 4 Beagles e muita coisa que li aqui se enquadra pra eles também! Mas sei que os frechies necessitam de um cuidado muito maior!!
      Quero muito ter um, mas estou esperando regularizar meus horários para poder me dedicar mais a ele, pq (como foi dito em um dos comentário) "muitas pessoas acham que criar um cachorro é apenas brincar e passear, esquecem que tem uma serie de responsabilidades"...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Devemos respeitar e reconhecer as peculiaridades da raça que escolhemos, mas realmente zelo, cuidado e carinho são mesmo universais!

        Obrigada pelo comentário

        Excluir
    16. Parabens pelo post...eu sou simplesmente apaixonada pelo meu filho,meu bebe...eu comprei e depois de alguns meses que o pedigree nao vou enviado,o "criador" imbecil me sujeriu que eu devolvesse ja que ele nao tinha conseguido emitir o Pedigree...deletei ele do meu email antes que eu entrasse com um processo judicial contra um imbecil que faz uma colocacao tao infeliz...Animais sao vidas!! Dependem de nos para tudo...sao realemnte filhos e demandam de muito muito amor....Fui invadida por essa amor ha 15 anos quando chegou meu primeiro beagle e ha 2 anos com meu bebe french bulldog...Varias pessoas me pedem para cruzar,aceitei 1 vez so e sofri demais,pois tenho contato apenas com 3 dos 6 filhotes...Foram todos doados para familia responsaveis e que tem condicoes financeiras para cuidar...tenho 6 animais em casa e sim eles dao traballho e custos finaceiros,mas os quais nenhum dinheiro no mundo pode pagar o Amor!

      ResponderExcluir
    17. parabéns pelo post lindo.

      ResponderExcluir

    Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
    Regras

    1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

    FIM.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...