Refresque o Verão de Seu Cão

   praia                                             
  Cachorro Quente NÃO !

O primeiro alerta a quem tem um frenchie ou o mantém sob sua guarda por qualquer motivo é:

CUIDADO COM O HIPERAQUECIMENTO
Clique aqui e entenda quais são os riscos.


São inúmeras as histórias de acidentes envolvendo cães e calor. Muitos frenchies morreram e continuam a morrer todos os anos vitimados pelas altas temperaturas.
Os acidentes ocorrem em toda a parte: em canis, em pet shops, cães sob responsabilidade de pessoas desavisadas e mesmo cães sob os cuidados de zelosos proprietários. Sim, muitas vezes 10 minutos de descuido podem bastar para que um acidente fatal aconteça. Esse assunto, embora muito debatido é sempre oportuno.
Cães tem sistema de refrigeração à água.
Sua temperatura é regulada através da evaporação da saliva. Por essa razão eles ficam ofegantes quando se exercitam ou quando o tempo está quente, assim promovem sua regulação térmica.


O que torna um cão  mais susceptível ao calor que outros?
A anatomia dos braquicefálicos faz com que encabecem a lista dos cães que mais morrem pelo calor.

A carinha achatada do Bulldog Francês e seu pescoço curto denota que sua cavidade oral e nasal são mais curtas. Dessa forma lhes resta uma menor superfície de contato com o ar e as membranas ricamente vascularizadas. O ar, normalmente mais frio, ao passar por esse caminho entra em contato com o sangue mais quente e ajuda a resfria-lo. Consequentemente eles tem maior facilidade de aquecer e maior dificuldade em manter sua regulação térmica.
 Os  mais sensíveis merecem cuidados redobrados:
  • Cães de focinho curto  como Bulldog Francês, Pug, Bulldog Inglês. Embora os Chow Chows não tenham focinho achatado também estão sujeitos a intermação;
  • Cães de raças gigantes ;  
  • Cães idosos; 
  • Filhotes;
  • es de pelagem densa e/ou longa e farta;
    Então quer dizer que posso expor outros cães ao calor sem correr riscos?
    Não! Todo o cão precisa ser preservado do calor.
    Sabe-se de  Pit Bulls e Border Collies, cães reconhecidamente fortes e ativos, que foram vitimas fatais do hiperaquecimento. Então diante do calor não devemos nunca descuidar de nenhum cão.    
    O que posso fazer para evitar e reduzir os riscos de perder meu cão por hipertermia?
    • Ele precisa estar em ambiente fresco
                                                                   rede2
    • Se costuma ficar dentro de casa utilize ventiladores e ar condicionado.
    • Proteja seu cão deixando-o sempre à sombra e evitando passeios entre 10 e 17 horas.                           
    • Nunca recrimine –o por enfiar as patinhas na água. Essa brincadeira poderá ser sua única chance de salvação numa situação de emergência.
                                                               gelo
    • Utilize potes de água grandes, de bocas largas  e sempre no maior número que você puder. Se você estiver fora de casa e ele virar um dos potes ainda haverá água disponível.
    • Evite bebedouros de bilha (do tipo torneira lambe-lambe): além da pequena oferta de água o cão se desgasta e se cansa para beber.
    • Ensine-o e estimule-o a lamber e brincar com gelo. Você pode valer-se desse artificio para mante-lo com água fresquinha por horas, basta congelar água em copinhos plásticos e colocar no pote dele.
    • Toalhas de nadador são uma boa opção para refresca-lo dentro carro ou em ambientes onde você não possa molhar o cão.                                    
      cão furo
      www.masllovfrenchies.com.br

    • Banheirinhas ou bacias propiciam momentos relaxantes. Ensine seu BF a brincar e se divertir com a água, vocês dois irão curtir e isso pode valer uma vida. Ele poderá dar vários mergulhos ao dia: é um recurso saudável e recomendável!
    • Bata frutas não cítricas no liquidificador e produza gostosos picolés para seu amigão
    • Evite viagens aéreas durante o dia e procure os vôos com menor número de conexões. Treine o animal para ficar na caixa de transporte bem antes da viagem. Isso evita expo-lo a situação nova que pode deixa-lo ansioso e ofegante.
    - Se você possui animais intactos (não castrados) e de sexos opostos fique atento ao mínimo indicio de cio. Nunca deixe-os juntos sozinhos. Um macho percebe o cio muito cedo e a tentativa de monta sem supervisão pode levar macho e fêmea à morte. Machos também podem interpretar piometras e vaginites como cio e tentarem a monta.
    - Frenchies podem ser teimosos e um pouco difíceis de treinar, especialmente se tiverem donos inexperientes. JAMAIS utilize o borrifador de água para "educa-los".
    • O borrifador deve ser um amigo e um aliado de seu frenchies: são práticos, pequenos e podem servir tanto como bebedouros para os passeios curtos como para uma refrescada rápida enquanto caminham.
    • Explique a todos que poderão um dia cuidar de seu cão, mesmo que por poucas horas, sobre os riscos dele vir a hiperaquecer. Oriente-os sobre:
    1. como agir para evitar episódios de hipertermia;
    2. como  baixar a temperatura do animal em caso de hipertermia;
    3. procurar auxilio veterinário, mas somente após ter realizado o resfriamento do animal, isso é de suma importância para reduzir o risco de vida. O vet deverá avaliar seu estado e medica-lo a fim reduzir os riscos de danos cerebrais e renais.  
    4. Dipirona não irá resolver! A hipertermia causada pelo calor não está relacionada a nenhum mecanismo tratável com antitérmicos.
      No Carro
      Eles adoram passear de carro, mas esteja atento:
      A temperatura dentro de um automóvel pode aumentar rapidamente, mesmo que o dia não esteja tão quente.
      1. Evite entrar com o cão em um veículo que ficou estacionado ao sol.
      2. Lembre-se de que o ar-condicionado deverá estar ligado.
      3. Leve sempre muita água e toalhas para o caso de ter de refresca-lo mais rápido.
      4. Para viagens mais longas previna-se com uma caixa térmica contendo gelo.
      JAMAIS deixe seu cão dentro do carro sozinho, nem por cinco minutos. Carro parado e desligado é sinônimo de cachorro do lado de fora!
      - Situações inusitadas podem matar um cão:  

      Veja o episódio que aconteceu conosco. Réveillon de 2008,
      nós prontos para sairmos de casa, uma noite de calor e umidade excepcionais. Como sempre a queima de fogos começa antes e fagulhas caem em nosso quintal. Um dos cães, ainda filhotão, se encanta e começa a correr atrás das “luzinhas” em movimento. De repente ele se aproxima, já cianótico e grogue, pedindo colo: havia superaquecido com a brincadeira.

      A única forma de salvar seu amigo é agir rápido. É importante reconhecer a situação e iniciar imediatamente o resfriamento do animal. Só se dirija ao veterinário após o cão ter recebido o primeiro atendimento por você, isso é primordial. Não perca tempo!
      Clique aqui e saiba como reconhecer os sinais e socorrer seu cão.
      É bom lembrar:
      A hipertermia é sempre um episódio gravíssimo.
      Situações onde a privação de água se sobrepõe ao hiperaquecimento são ainda mais sérias e geralmente levam à morte.
      Mantenha sempre muita água fresca disponível ao seu cão.
      Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre totalmente dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
      Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!
      Sirley Vieira Velho
      www.skonbull.com
      Direitos Reservados
      Seja gentil, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre! :)
      Agradecimentos
      Aos queridos amigos Lisandra e Gerson do Canil Masllov por permitirem a publicação das  lindas imagens de seus frenchies no Cão Furô.

      Um comentário:

      Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
      Regras

      1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

      FIM.

      LinkWithin

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...