O Verão e a Fisiologia da Ofegação

Com a elevação da temperatura as medidas preventivas contra a hipertemia ou intermação tornam-se  indispensáveis no manejo dos cães. A situação é sempre grave e requer atitudes imediatas para evitar as consequencias  que podem até mesmo culminar com a morte do animal.




Saiba tudo o que já foi postado aqui no blog sobre o assunto:

Entenda a diferença entre Febre e Hipertermia e porque antitérmicos não podem ajudar um animal que hiperaqueceu:  Hipertermia não é febre
  Saiba como como evitar a intermação e aprenda a reconhecer os sinais e sintomas do golpe de calor bem como o modo de socorrer seu cão.• Hiperaquecimento, quando sua atitude pode determinar a vida de um cão
Entenda os riscos de utilizar os serviços de um pet shop para banhar um braquiecefálico • Máquina de secar ou cozinhar cachorro?
  Aprenda técnicas divertidas de manejo que irão proteger seu cão da hipertermiaRefresque o Verão de Seu Cão
Esteja atento aos riscos de transportar um animal nos meses mais quentes do ano.Transporte aéreo? O céu pode esperar...
Quem não transpira arqueja!

Sempre que falamos em hipertermia logo pensamos em um cão ofegante. Carnívoros, como cães e gatos, apresentam pouca  ou nenhuma capacidade de perder calor através da pele através pela sudorese. A superfície corporal deles é recoberta de pelos e possui raras glândulas sodoríparas. Nos humanos a cada folculo piloso está anexada uma glândula sudorípara, nos cães a cada folículo piloso corresponde uma glândula sebácea. Isso significa que não transpiram! As raríssimas glandulas sudoríparas se localizam nas almofadas das patas, porém não são responsáveis pela regulação térmica. Elas secretam especialmente em situações de estresse.

A ofegação é a forma pela qual canídeos e outros animais que não transpiram conservam sua temperatura constante. É ofegando que eles se livram do calor excessivo mantendo temperatura corpórea dentro dos limites fisológicos. Ofegar também pode designar ansiedade, reação a anestésicos ou mesmo pré-eclâmpsia.

Gatos e outros felinos também ofegam ou arquejam. Assim como o cães eles podem sofrer hipertermia.Um exemplo disso é o atlético e belo guepardo. Sendo o animal mais veloz da terra ele é capaz de atingir mais 100 km/h em uma largada. No entanto só consegue manter essa velocidade por poucos segundos, pois pode "ferver". Sim esses felinos maravilhosos,  podem morrer de hipertermia após uma disparada .



 
Perda de calor pela respiração ofegante (arquejo)

Acionada pelos centros termorreguladores do cérebro a ofegação entra em ação quando o corpo esquenta demais. Assim que inicia o superaquecimento o hipotálamo emite sinais neurogênicos para diminuir a temperatura corporal, e um desses sinais é o arquejo ou a respiração ofegante.

O Arquejo é controlado pelo centro do arquejo que está associado ao centro respiratório pneumotáxico, localizado na ponte.

A ponte é constituída principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o cortéx cerebral ao cerebelo
Um cão anestesiado porde morrer se não estiver monitorado por profissionais gabaritados e experientes. Sob efeito anestésico os cães perdem totalmente a capacidade de ofegar e consequentemente de regular sua temperatura, pois não transpiram. Assim fica fácil entender porque jamais se deve sedar ou anestesiar um animal em hipertermia ou com risco de hiperaquecer, como em caso de viagens!

Acessem o link e façam a correlação da informação com a morte do frenchie Fred. Foi a incoerencia de veterinários que matou esse jovem Bulldog Francês. Provavelmente eles não assitiram às aulas de fisiologia da respiração e regulação térmica, nem tão pouco tiveram a curiosidade de fazer aquele "xerox" do caderno dos amiguinhos.

Na ofegação a frequência respiratória aumenta. Assim grandes quantidades de ar novo do exterior entram em contato com as vias aéreas superiores esfriando o sangue circulante nas mucosas respiratórias, especialmente através da evaporação da saliva na língua.

Cada ciclo respiratório do arquejo é muito superficial, portanto ele não aumenta a ventilação alveolar acima do necessário para o controle do CO2 e O2 sanguíneos. No arquejo grande parte do ar que entra nos alvélos será oriundo do espaço morto, principalmente da traquéia e não da atmosfera.

Cães braquicefálicos tem a cavidade oral e nasal é encurtada, portanto a superfície de contato com o ar frio é menor do que em cães de focinho mais alongado como os dolicocefálicos ou os mesocefálicos. Por razões antômicas braquicefálicos em geral hiperaquecem com mais facilidade e do mesmo modo apresentam maior dificuldade em se "refrescar".


Braquicefálico

Mesocefálico


Dolicocefálico



Cães de "cara achatada" ou qualquer animal que hiperaqueceu podem precisar de uma forcinha para que sua temperatura volte aos níveis fisiológicos. Essa ajuda se faz molhando o corpo do cão com agua fria. Com esse simples procedimento o animal perde o excesso de calor rapidamente.


Em menos de 10 minutos sua respiração e temperatura retornam aos níveis de repouso. Isso não é milagre, mas aplicação dos conhecimentos básicos da fisiologia e da física. O próprio animal instintivamente é capaz de se atirar na primeira poça d'água que encontrar caso esteja com hipertermia e ainda consciênte.


Informação salva! Ignorância mata! Compartilhe essa idéia :)
Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre totalmente dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!
   
Sirley Vieira Velho

Referências

1- Guyton, Arthur C.; Hall, John E.-Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica - 12ª Ed. 2011 Editora: Elsevier 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...