Conversa ao pé do ouvido

Garimpamos, testamos e aprovamos, por isso queremos dividir com você nossa descoberta.
Até a fórmula ter se tornado parte de nossa rotina utilizavamos um medicamento ético de uso humano que também resolvia muitíssimo bem qualquer "probleminha" nas muitas orelhas que temos por aqui. No entanto era um "remédio" tão somente.
A receita que posto aqui, cura, limpa e realmente mantém os ouvidos 100%. Espero que nossos amigos façam bom uso.

-->
Receita para tratar e manter a saúde do ouvido
__________________________
Uso Externo
Ingredientes:

- 60ml  de vinagre branco     
- 5g de ácido bórico em pó  
- 180ml álcool isopropílico
- 5ml de anti-séptico Betadine (ou a versão genérica, conhecida como solução de iodo-povidona ). No Brasil use "Povidine".

Atenção: não use "Povidine Scrub", utilize "Povidine" solução.


Instruções para preparar a solução:

Despeje 180ml de álcool isopropílico em um frasco aplicador de plástico. Adicione o pó de ácido bórico (cerca de 5g). Tenha cuidado para não derrubar ácido bórico em sua pele ou roupa. Se o fizer, lave-a imediatamente.

Agitar a solução até  misturar bem, ou por cinco minutos, o que ocorrer primeiro.

Adicionar 60ml de vinagre branco. Agitar a solução um pouco mais, até que o pó de ácido bórico seja dissolvido.
Adicionar 5ml de anti-séptico Povidine e agitar novamente. Tenha cuidado para não respingar Povidine em sua pele ou roupa. Se o fizer, lave-a imediatamente.

A solução de limpeza da orelha já está pronta para usar.



Modo de usar

É recomendável que você use a solução de limpeza em sua garagem ou ao ar livre, como o cão vai agitar a cabeça a solução pode respingar e manchar moveis ou paredes.

Pingue a solução dentro da orelha do animal até que o canal do ouvido esteja completamente cheio. Massageie a parte externa da orelha para ajudar a espalhar ao redor e dentro. Solte o cão e deixe-o esvaziar a solução das orelhas sacudindo a cabeça.

Se você receber respingos na pele  lave com água logo em seguida.

Certifique-se de agitar a solução muito bem antes de usa-la. O ácido bórico tende a se depositar no fundo do frasco. Armazenar a temperatura ambiente.

Use a solução de limpeza diariamente até que observar que houve melhora. Gradualmente reduza a freqüência até uma vez por semana até que esteja satisfeito com a condição da orelha. Quando o ouvido parecer estar completamente livre da infecção, você pode usar a cada duas semanas.


O ácido bórico e o alcool isopropílico são facilmete adquiridos em farmácias de manipulação.
O fato da solução ser fria pode incomodar o animal. Nunca aqueça a solução no fogão ou microondas. Deixe o frasco  ao sol por alguns minutos antes de aplicar.
A solução deverá ser envasada em frasco escuro e mantida sob o abrigo da luz e longe do fogo ou outras fontes de calor.

Dica:
A formulação acima funciona muito bem como solução de limpeza semanal das orelhas. Após a plicação e massagem das orelhas basta limpa-las envolvendo seu dedo em um tecido macio e limpo. Fraldas de crepe são ótimas para a finalidade: fáceis de lavar, extremamente macias, absorventes e não soltam fiapos.

Saiba mais sobre otite externa e possíveis complicações lendo nossa postagem Otite Externa

Atenção: Não utilize esta solução de limpeza em cães com tímpanos rompidos, ou em cães com feridas abertas ou feridas na região da orelha. Um exame do ouvido por um veterinário é recomendado antes de iniciar o tratamento com esta solução.


Está receita foi traduzida e adaptada por
Sirley Vieira Velho
www.skonbull.com


Esta receita veio de Jim & Kellyn Zimmerlin
www.zimfamilycockers.com

Seja gentil, seja coerente e correto; cite a fonte original sempre!

5 comentários:

  1. Amei, Sirley! Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Será que essa solução funcionaria bem sem o ácido bórico? Aqui no Rio as farmácias de manipulação só vendem com receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fórmula não surtirá efeito sem o ácido bórico Ana Luiza. Você pode compartilhar a solução com seu veterinário e pedir para ele te fazer a receita dos 5g de ácido bórico. Não é produto controlado nem requer receituário especial:)

      Boa sorte e obrigada pela participação

      Abraço

      Excluir
  3. Essa solução é demais. Não dá pra saber o quanto ela é boa até a gente usar!

    Ana Luiza, aqui no interior de MG encontrei 2 farmácias com resistência a fazer a fórmula sem o receituário, na terceira tentativa consegui. Mas, a título de informação, no Mercado Livre encontramos ácido bórico em pó.

    Sirley, Borax pode substituir o ácido bórico? Se puder fica mais fácil ainda encontrá-lo...

    Parabéns pelo blog e muito obrigada por dividir seus conhecimentos.
    Já enviei o link dessa fórmula pra muita gente!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda,

    Os resultados da solução falam por si só, não é verdade?
    Para garantir a qualidade da receita o ideal é que se adquira o ácido bórico em farmácias de manipulação. A diferença é que as farmácias irão aviar um produto puro chamado PA(pró análise).Além disso já virá fracionado nos exato cinco gramos que iremos precisar, caso contrário você precisará adquirir também uma balança de precisão... O volume da receita dura um tempão, então acho que vale correr atrás de uma farmácia:)

    Abraço

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...