Prolápso da Glândula da Terceira Pálpebra - Cherry Eyes

- Olhos de cereja


O prolápso da glândula da terceira pálpebra pode ocorrer com qualquer cão e de qualquer raça.


http://www.oftalmologianimal.com.br
Um belo dia seu bulldoguinho filhote, geralmente com menos de 6 meses de vida aparece com uma cerejinha no canto interno do olho.
O prolápso da glândula da terceira pálpebra ocorre geralmente por flacidez dos tecidos e pode melhorar a medida que o cão amadurece. Agentes irritantes como pólem ou materiais de limpeza ou mesmo o cão na tentativa de coçar o olhinho, fazer esforço ou se estressar, podem precipitar a saída da glândula.

Reposicionando a glândula em seu lugar.

Se isso acontecer devolva-a no lugar imediatamente: com seu dedo polegar eleve a pálpebra inferior envolvendo a glândula e então faça leve pressão para baixo até sentir o osso onde fica a órbita ocular. Mantenha assim por alguns segundos. Ao remover o dedo você observará que a bolinha desapareceu.
Faça isso sempre que notar a saída da glândula, ainda pequena, antes que ela edemacie e fique irritada não cabendo mais no seu espaço. Esse cuidado pode fazer-se necessário por semanas. Mantenha o uso dos colírios e pomadas que o veterinário receitou.

O vídeo mostra como é simples realizar o reposicionamento da glândula. Confira:


Uma vez edemaciada e irritada torna-se impossível mante-la em seu leito, podendo ser necessária cirurgia. 




Caso necessite operação procure um veterinário especialista em oftalmologia. A intervenção deve poupar a glândula, pois ela é responsável por grande parte da produção lacrimal, e não deixar cicatrizes. A escassez de lágrimas trazida pela retirada da glândula da terceira pálpebra pode comprometer a lubrificação do olho e trazer sérias complicações.

Essa condição pode ser de ocorrência bilateral

O prolapso da glândula da terceira pápebra é relativamente freqüente e todo cinófilo deveria conhecê-lo para iniciar imediatamente os cuidados evitando a cronicidade e cirurgia. É recomendável orientar aos que levam esses cães para casa da possibilidade da ocorrência bem como ensinar a maneira mais fácil de contornar o problema.
A condição pode surgir por diferentes razões e o pronto atendimento do cão, que deverá ser feito pelo próprio dono, poderá determinar a evolução da lesão. Se agir em tempo e da maneira correta há mais de 98% de chance de que tudo não passe de um susto.

A adoção simples procedimento acima descrito poderá salvar seu cão de uma cirurgia.

Sirley Vieira Velho
www.skonbull.com

Este texto é original. Algumas copias e adaptações encontram-se na net.

Direitos reservados

Seja gentil, seja coerente e correto cite a fonte original sempre :)

8 comentários:

  1. Adorei a ajuda deste site... fiquei preocupada com meu filhote que depois de brincar com a bolinha... e ficar muito cansado, apareceu a "bolinha" no olho ficamos preocupados... mas depois de se acalmar por um tempo o olhinho volto. Mas é bom saber "resolver" o problema.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Tudo corretíssimo!!! Precisamos ensinar aos veterinários a agirem assim, explicando tudo isso e ensinando os donos a fazerem a manobra que é muito fácil e simples. Infelizmente, os veterinários em sua maioria, fazem uma cirurgia com anestesia que acarreta riscos a vida do animal e que pode ser totalmente desnecessária.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, quando aconteceu com a minha lhasa o veterinário não ensinou isso, apenas passou colírio. Na época melhorou, mas agora voltou, vou tentar essa técnica assim que chegar em casa e rezar pra não precisar operar.
    Muito grata pelas orientações!

    ResponderExcluir
  4. Nossa salvou minha vida! Meu bulldog amanheceu assim, fiquei logo com medo da cirurgia mas achei seu blog fiz a manobra e voltou ao normal aí por fácil. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado por essa dica estava super preocupada !!! Muito obrigado denovo!!! Deu certo no meu lhasa estava com esta "bolinha'' no olho desde ontem!

    ResponderExcluir
  6. Interessante, tenho um cachorrinho que apareceu com isso há duas semanas não sabemos porquê fomos ao veterinário e receitou uma pomada, mas diz que se calhar vai aumentar que fomos tarde, vou tentar logo que chegue a casa. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, me ajudou muito este artigo. Do meu cachorro voltou ao normal sozinho, no mesmo dia, mas eu já havia criado coragem pra fazer como no vídeo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu com meu lhasa e ele quase perdeu a vista devido a ida á um vet inexperiente que passou remédios errados e queria remover a glandula . Encontrei um vet oftalmo e acabou sendo necessária cirurgia de recolocação, ficou tudo bem. Na época não conhecia esta tentaiva "caseira" de solução que talvez poderia ter me ajudado. Obrigada.

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...