Criação e bem estar animal: juntos sim, por que não?

 Traduzi a introdução deste artigo. Clique no link para baixar na íntegra o conteúdo completo e original na língua inglesa e francesa. Vale a pena conferir tim-tim por tim-tim.

Sirley Vieira Velho




Can Vet J. 2007 September; 48(9): 953–965.


Hoje estão catalogadas mais de 500 doenças de transmissão genética em cães de raça pura(1). Doenças hereditárias como a displasia coxofemural, síndrome braquicefálica, miocardiopatias, disfunções endócrinas, desordens sanguíneas (nota do tradutor: discrasias sanguíneas e coagulopatias) e centenas de outras que podem afetar a qualidade de vida e a longevidade dos cães. As mais de 400 raças atualmente existentes, são construções artificiais da fantasia humana, em vez de o resultado evolutivo da seleção natural (2,3). A ampla gama de doenças genéticas encontradas em cães de raça pura reflete o seu desenvolvimento não natural. As associações cinófilas e os criadores são em grande parte responsáveis pelo bem estar animal(2,4-6). 

Veterinários também têm facilitado a progressão desta situação. Como profissionais conhecedores da saúde e cuidado animal , deveriam participar das resoluções que dizem respeito a saúde. Felizmente  proprietários de cães, criadores responsáveis, veterinários e cientistas do bem-estar animal podem exercer pressão suficiente para convencer o Canadian Kennel Club (CKC) e outras associações de criadores a reavaliar e redefinir seus regulamentos e padrão das raças para acabar com a endogamia que causa tantos problemas genéticos (7-9). Vários aspectos ligados a doenças genéticas relacionadas a raças caninas devem ser investigados para que se possa determinar que mudanças precisam ser feitas nas atuais praticas de criação e como essas mudanças seriam efetivamente implementadas, 
O papel histórico das raças criadas pelo homem, padrões modernos de clubes de raças, métodos de melhoramento e genética canina devem ser explorados para que se possa entender as principais causas dos problema bem como a forma de serem resolvidos. Responsabilidade ética pertinente a veterinários e criadores devem ser consideradas.



Seja gentil, seja coerente e correto: cite a fonte original sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...