Adeus ao Toyo

Na arte de ensinar está também o adeus quando a licão já foi assimilada...















Toyo já protagonizou um post aqui mesmo no blog.
A melhor parte de sua história ele viveu ao lado de sua família: Gabriela, Emmanuel e as manas caninas, Sophia e Dalila.










Ele era portador de hipotireoidismo congênito.
Contrariando todas as espectativas, viveu sem diagnóstico ou tratamento até quase dois anos de idade. Iniciou a reposição hormonal aos 21 meses de vida, porém a falta duradoura do homônio lhe acarretou muitas sequelas permanentes.

Com o inicio da levotiroxina Toyo pode de fato começar a viver, no entanto algumas condições gravíssimas ainda o acompanhavam.

Às vezes o Toyo "engasgava" sério, chegando mesmo a perder os sentidos. Foi em um desses engasgos que o menino valente e amoroso perdeu a vida. Ele chegou a receber atendimento veterinário, mas infelizmnete não resistiu, havia aspirado muito conteúdo gástrico.

A passagem de Toyo foi breve e deixou marcas em todos que o conheceram. Ele foi um anjinho que viveu o bastante para encontrar o amor e ensinar:
  • Sua veterinária  nunca mais deixará passar sequer um cão com hipotireoidismo por seu consultório sem diagnóstico.
  • Seus donos não serão os mesmos, um cão deixa marcas para sempre...
  • Seus amigos caninos com a mesma doença já começaram a "surgir" e vir a público, pois o correio do carinho e do cuidado aos poucos vai entregando a mensagem.
  • Certamente seus criadores também aprenderam com isso. 
As pessoas que puderam conhecer sua tragetória  hoje sabem um pouco mais sobre o hipotireoidismo canino e que ele deve ser evitado e  tratado precocemente. 
Toyo e sua família, a despeito da perda, foram multiplicadores. Ao compartilhar sua história eles forneceram uma ferramenta para que outros "Toyos" não passem desapercebidos por muito tempo.

Descanse em paz " Totoyo", pequeno anjo professor ...

Não importa tamanho ou posses, mas a altivez e a dignidade com que enfrentamos nossos desafios e nossa missão.
Não importa tamanho ou posses, mas a altivez e a dignidade com que enfrentamos nossos desafios e nossa missão.

Nossos Agradecimentos :

À Gabriela Schmitz e Emmanuel Estrela por compartilharem, muito mais do que uma história, carinho e respeito aos animais.
À Dra. Dalila da Silva pelo comprometimento e responsabilidade que permitiram trazer conforto ao Toyo.


Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão. 
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!




  Sirley Vieira Velho



Leia mais sobre hipotireoidismo canino:


http://skonbull.blogspot.com.br/2011/08/hipotireoidismo-bulldog-frances-nanismo.html


http://pt.scribd.com/doc/53045525/Revista-Veterinary-Focus-Patologias-Endocrinas

  Sirley Vieira Velho

2 comentários:

  1. ...Quando seus olhinhos foram apagando como uma velinha, só consegui dizer: Vai com Deus meu anjinho, a mamãe está aqui, a mamãe está aqui." Ele partiu e arrastou meu coração feito um imã...

    Alguns meses com o Toyo, deixou em nós marcas tão profundas e poderosas que talvez a vida inteira não fosse ensinar. O Toyo ensinou acima de tudo, a capacidade de ternura, de transfigurar a realidade dentro da incapacidade de aceitá-la tal como é. Ele deixou essa pequenina luz indecifrável, que dou o nome de esperança. Querendo ou não, o amor te muda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O único defeito dos cães é que eles vivem pouco."
      E quando partem deixam um vazio eterno, uma saudade que não cura porque são bons demais e são insubstituíveis, ah são...
      Sempre caberá outro doguito em nosso coração, mas o lugar do que se foi estará ali guardado esperando o possível reencontro...

      Excluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...