Quando a Hipertermia Mata...

Homenagem a um frenchie pra lá de especial que morreu de hipertermia.

"Hoje tive notícias do Fred, para mim o Manchinha. Um Bulldoguinho Francês, muito valente, cheio de vida e com 3 anos e meio de idade. A dona do Fred? Uma veterinária...

Esqueceram um portão aberto e por acidente ele fugiu com sua companheira vira-latas. Os dois correram loucamente, frenchies não reconhecem seu limite. Resultado? Ele hiperaqueceu! 

Sua dona ao invés de resfriá-lo imediatamente resolveu leva-lo até a clínica veterinária mais próxima. Ele ainda estava consciente, mas bastante agitado e suplicando por socorro. Para que o Manchinha "se acalmasse" ela e seus colegas, também veterinários, resolveram aplicar PROPOFOL, um anestésico geral.O propofol ficou conhecido por Michael , pois foi a droga responsável pela morte do ídolo Michael Jackson.
Não preciso contar o final da história pra nenhum de vocês, não é mesmo?"




Algumas pessoas nascem talhadas para cuidar e para zelar, pois têm o instinto da preservação bem aceso. Outras, no entanto, precisam aprender "que quem inventa é inventor". Se todo mundo sabe que água é que esfria não dá para admitir que um veterinário queira"reinventar a roda" aplicando propofol em um cão que "ferveu"... Espero de todo o meu coração que não tenham aprendido na faculdade a proceder desse modo em caso de hipertermia. Rogo para que sejam apenas "pequenos inventores" tentando uma vaga no Jackass.


INFORMAÇÃO SALVA!
IGNORÂNCIA MATA!!!!



Entendam toda a trajetória do Manchinha, ou Fred, e porque esse bulldoguinho era tão especial!


Manchinha, Um Bulldog Francês Que Tinha Sete Vidas!

Irônicamente Manchinha (Fred) já havia escapado da morte por SEIS vezes, justamente por erros de veterinários, mas dessa vez ele não pode se salvar.
A primeira vez foi ao nascer. Meus amigos mais chegados lembram da única cruza que um machinho nosso fez fora do canil. Pois é, o dono da fêmea escolheu uma veterinária para fazer a cesariana, segundo ele a de sempre. Essa veterinária não deixou nenhum de nós entrar na sala de parto, mesmo tendo um médico entre os proprietários. O segredo é que ela não operava, sempre chamava um "sujeito" para operar para ela. Niguém precisa ter todas as habilidades na profissão, mas nem por isso precisa mentir ou omitir.Nesse dia "o cara" saiu de uma festa para fazer a cirurgia e alcoolizado esqueceu um filhote na barriga da fêmea. Esse filhote poderia ter sido o Fred, mas não foi. Dessa nosso herói se safou.

A segunda vez foi quando até que se descobrisse que havia um feto morto na barriga da fêmea o primeiro filhote morreu. Manchinha poderia ter sido a primeira vítima do leite contaminado pelos catabólitos do feto morto, mas se safou novamente.

A terceira vez foi quando apesar de saber que havia um feto morto ( a essa altura a fêmea já havia sido operada pela segunda vez em 3 dias) o veterinário insistiu que os filhotes poderiam continuar mamando na mãe. Apesar de eu alertar ao dono da fêmea que isso seria uma temeridade ele preferiu dar crédito ao veterinário, afinal ele era o DR. Nesse interim mais dois filhotes morreram e o Fred driblou a morte pela terceira vez.

Na quarta vez a morte passou raspando, pois quando finalmente o dono da fêmea se convenceu de que todos morreriam se continuassem mamando na mãe o Fred já estava gelado e desfalecendo. Com apenas 3 dias de vida eu e meu marido o levamos para a clínica veterinária já molinho. Por insistencia
e iniciativa do médico, agora o responsável por ele, foram feitos vários procedimentos que salvaram a vida do pequeno highlander, que mais uma vez passou a perna na morte.

Na quinta vez Fred e seus irmãozinhos, que até então estavam sendo amamentados por sonda com Lider Milk ( leite maternizado para cães e gatos) tiveram a infelicidade de serem sorteados com um lote contaminado desse maldito leite. Mais uma vez o pequeno Fred e seus irmãozinhos quase morreram todos. E mais uma vez o valente menino foi salvo graças aos procedimentos invasivos excecutados pelo tutor médico. Imediatamente mudamos para leites maternizados próprios para recém nascidos prematuros, dessa vez de USO HUMANO...UFA! Pensei, esse bicho é muito sortudo!


Aí então aos 4 meses Fred foi para o seu lar definitivo. Sua dona? Uma veterinária.... Eu, burra, deveria ter desconfiado de que o destino do Fred seria morrer pela mãos de um veterinário, mas nem me passou pela cabeça...

A sexta passagem da morte e seu gadanho foi tão medonha que já rendeu um post aqui no blog. Pois é meus amigos, deram um "baínho" de pet shop no Manchinha. Como Bulldog Francês é um cachorro de pelo "muito longo" e que demora MUITO para secar, resolveram depositá-lo numa maldita máquina de cozinhar cachorros.

 Foram sete tentativas para um sucesso.

 
Aplicar propofol enquanto ele estava em uma crise de hipertermia  FOI MUITA COVARDIA!

 

ESSA FOI A SAGA DO HERÓI MANCHINHA, UM CACHORRO QUE TINHA  7 VIDAS!

Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados.
Um animal será sempre dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.

Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!



Sirley Vieira Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...