Bulldog Francês não é Pug

Igualmente fofos e dóceis, frenchies e pugs são raças distintas.
Não creio que muitas pessoas refiram-se a um pug como sendo um frenchie, já o contrário...Talvez isso se deva à popularidade que os pugs conquistaram no Brasil após sua estreia em uma novela global dos anos 80. Quem não lembra da encantadora pug Inês? A pequena socialite canina que teve direito a casamento cheio de pompa e tudo mais.

Algumas diferenças entre frenchies e pugs:

- As orelhas do frenchie são arredondadas e portadas eretas. Praticamente antenas, eles as viram em quase todas as direções.
     
 
             

- A cauda dos frenchies é naturalmente curta, quebrada ou em parafuso muitas vezes tão pequena que pode  ficar enterrada sobre a preguinha da região sacral.



- A coloração também difere: o frenchie é aceito em muitas cores ficando de fora o preto sólido, black and tan, fígado e o azul. As cores do pug são o abricot e o preto.
Frenchies não são muito comilões. São cães que comem devagar e as meninas tendem a ser mais glutonas que os machos. A alimentação dos pugs deve ser controlada pois tendem a comer rapido e em excesso.


Sophia e seu modelito cio-style


Bulldoguinhas não são capazes de "se limparem" durante o cio como acontece com fêmeas de quase todas as  raças. Seu corpo curto impede que alcancem a vulva. Por ocasião do estro elas podem se tornar retraídas se não forem higienizadas com freqüência.
São animais muito limpos que adoram o banho e a escovação. A secagem do pêlo é importante, pois o excesso de dobras na pele facilita encrencas.

 Importante Ponto Comum!
Assim como pugs, BFs podem ser facilmente vitimados pelo hiperaquecimento e a falta de esclarecimento e precaução tem levado muitos deles à morte. Temperatura ambiente superior a 26ºC é sinônimo de perigo para essas duas raças tão queridas.
Exercícios seguros são os passeios curtinhos sempre na hora mais fresca do dia.


Não são companheiros de longas caminhadas, mas são parceiríssimos para todas as horas de relax como aquele videozinho em uma tarde chuvosa, um dia de preguiça dormindo até mais tarde, ou simplesmente te contemplando enquanto vocêedita o blog ou prepara o jantar.
Amam colo, cama, sombra, ar condicionado, água fresca e  pedrinhas de gelo para refrescar os dias quentes. Sua demanda por contato humano é  grande, no entanto não são "chatos". Afetuosos te recepcionam quando você chega em casa  fazendo festinha e logo se contentam em ficar te observando. Costumam não ser muito ativos.

Frenchies podem não ser tão "portáteis" quanto os pugs. Alguns BFs podem chegar a 14 quilos enquanto o  Pug, de acordo com o padrão CBKC , não deveria ultrapassar 8,1 quilos.
São nossos preparadores físicos. Balançá-los no colo fortalece tríceps, peitoral e o baixa e levanta também trabalha coxa e glúteos.

O Frenchie nosso de cada dia

Latem pouco e quando o fazem geralmente é um latido rouco e nada estridente, mas sempre motivado.
São dóceis e adoráveis fungadores. Bons exemplares não devem roncar enquanto dormem, tão pouco quando acordados, mas todos tendem a fungar quando fazem manha, gracinha ou como forma de expressar satisfação quando ganham carinho.
Têm lábios grandes e frouxos cobrindo seus dentinhos. Quando apanham comida de nossa mão temos a impressão de que são desdentados pois os dentes nunca nos tocam..
Precisam de limpeza diária das dobras faciais e cuidado com os olhos. Um banho ao mês costuma ser o bastante, desde que sejam escovados com frequencia e que suas caminhas sejam trocadas ao menos duas vezes por semana.
BFs não tem “cheiro de cachorro”, nem mesmo quando estão molhados.

Isabeau
Não são cães bestalhões como alguns acreditam.. Bem humorados e cheios de espirituosidade, conviver com um frenchie é garantia de no mínimo uma boa gargalhada por dia.
Por vezes são um pouquinho teimosos. Sempre querem saber o que ganharão se seguirem as ordens...Renda-se aos seus inúmeros encantos e em poucos dias você o estará obedecendo cegamente e feliz da vida. Afinal ser tão irresistível e fofinho tem lá suas prerrogativas.

Mentes que brilham

Inteligentes eles aprendem comandos e truques com facilidade desde que se saiba como reconpensa-los.

Muito curiosos ficam entediados facilmente e por isso alguns " experts" os classificam como cães de baixa capacidade de aprendizado. Isso é uma inverdade, são muito espertos e de uma curiosidade que muito lembra a dos gatos. Têm facilidade para resolver vários  probleminhas, principalmente no que diz respeito a alcançar objetos que  desejam. Obstinados como eles só, operam verdadeiros milagres quando querem algo.
Ofereça um brinquedo a corda para um frenchie e se surpreenda ao ve-lo em poucos minutos puxando a cordinha  para ve-lo funcionar.

Outra característica marcante na raça é a expressividade. A rica musculatura facial  dos frenchies lhes possibilita mudanças de expressão que realmente impressionam.
Alguns deles possuem  habilidades vocais bem desenvolvidas e que parecem ser transmitidas de pai para filho.
Nanuk reclamando da vida.

Nossos cães têm personalidades distintas. Alguns um pouco mais brincalhões, outros mais dengosos, mas todos seguem o modelo sombra do dono e docilidade com qualquer pessoa de qualquer sexo ou idade, no entanto são visivelmente mais atraídos por crianças.
Aprendem a rotina da casa de forma assombrosa pois parece que sabem o que você está pensando.
A conecção que eles têm com as pessoas é um de seus maiores encantos.

Muito apegados ao dono, são animais sensíveis, dóceis, alegres, criativos e surpreendentes.
É impossível não se apaixonar por eles, mas antes de pensar em levar um frenchie para casa seria aconselhavél avaliar se você está preparado.

Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Ele é totalmente dependente. O  convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.

Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15  anos de vida?
Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!

Sirley Vieira Velho
Canil Skonbull

Direitos Reservados

Seja gentil, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre! :)

2 comentários:

  1. Bem eu gostaria de fazer um pequeno comentário sobre o que voce tenta passar atravez do seu blog , que eu acho que essa e a real intensão.

    Voce ama muito essa raça, acho que voce fala por eles e faz por eles, vc me passou essa dedicação de pai com seus caes, colocando a situação real de tudo que na maioria das vezes as pessoas nao sabem o porque e oq acontece , e vai so pela beleza ou status que o cao passa visualmente para a sociedade, e que nao e por ai, e como toda luta mto grande sempre, há suas recompensas. Parabens pelo seu lindo trabalho e por compartilhar um pouco do seu conhecimento e dedicação conosco...

    Abraços Bruno

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo comentário tão gentil e animador.

    Abraço

    Sirley

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...