Como meu frenchie será quando crescer?












 A arte da comparação
•Já repararam que mulheres amigas costumam ter filhos geralmente na mesma época? É saudável o hábito de comparar o desenvolvimento dos bebês.
•Já notaram como somos levados a entrar em outra loja e comparar preço e marca de um produto que acabamos de comprar? Geralmente nos arrependemos, mas simplesmente não conseguimos deixar de fazer isso.
•Assim acontece com os cães de raça pura. Vamos a exposições, visitamos canis, saturamos nossos olhos com  imagens e sempre comparamos nossos cães com os de outros...

A fase do"patinho feio" existe mesmo?
Quem acompanha o desenvolvimento de algumas ninhadas pode perceber que filhotes não se "transformam", mas se desenvolvem em uma crescente. Eles saem da fase de bebezinhos fofos por volta dos 3 meses. Até esse momento praticamente todos são lindos. Apartir dessa fase vem a hora da verdade. Talvez seja essa uma das razões para alguns criadores optarem por encaminhar seus filhotinhos com 45 dias até 2 meses de idade.
As diversas fases do crescimento não fazem com que um bom filhote pareça feio. Ele manterá as proporções de corpo e membros, cor de olhos, características de ossatura, inserção das orelhas e expressividade facial (rugas, olhar vivo e inteligente etc), ou seja o principal conjunto que forma a beleza de um frenchie.
Os BFs encerram seu crescimento em estatura por volta dos 6 meses de idade. Depois disso deixam de parecer coelhos orelhudos e começam a "ganhar corpo":
  • A massa muscular irá se desenvolver. Para tanto o cão deverá se exercitar, receber boa alimentação e muita atenção. Sim,  frenchies são carinho dependentes: se possuirem potencial genético quanto mais estimulados mais bonitos ficam.
  • A cabeça, especialmente dos exemplares machos, continuará se modificando até os dois anos de idade, quando os meninos atingem sua melhor forma. Também nos machos o pescoço tende a "engrossar" até os dois anos. Os garotos são especialmente lindos e doces nessa raça.
  • Peito e região escapular irão alargar.
  • A expressividade aumenta a medida em que a musculatura facial se desenvolve.
O Bulldog Francês chama a atenção por ser muito mais bonito depois de adulto do que quando filhote. Talvez por isso a insistência da pergunta de quem tem um  frenchie:
"Como ele vai ser quando crescer?"

A revelação

Você tem de confiar na pessoa que vende o cão.
-  "Mas que bobagem, irei comprar um cão com pedigree".
-  É mesmo? Então senta para não cair :
A  palavra do criador é praticamente sua única garantia de que os animais que constam do pedigree de seu filhote  realmente fazem parte da linha de sangue dele. É o famoso jeitinho brasileiro "aplicado" à regras da cinofilia.  Em suma,  registra-se o pedigree do modo que se bem quiser. Ninguém confere ou se certifica da veracidade dos dados. Quanto mais registros $$$$$  melhor!  Mesma ideologia de muitas instituições no Brasil.

Daí a necessidade de estarmos bem cientes do que significa raça pura e padrão da raça.
É importante conhecer os pais, irmãos e se possível avós do cão que levamos para casa bem como evitar canis que criem várias raças diferentes (se conhecer as nuances de uma única raça demanda dedicação, imagine meia dúzia delas...) dentre outros cuidados.

Temperamento faz parte do padrão e é herdado genéticamente 


Tão ou  mais importante que o aspecto físico é o temperamento. Se o animal não se destina à reprodução ou a shows de beleza poderemos nos acostumar a um simpático rabinho feliz ou a uma orelhinha meio de lado, mas um cão mordedor ou hiperativo pode ser tudo menos o que se espera de um Bulldog Francês.
Um frenchie destinado somente à compahia pode e deve ser um cão bonito, saudável e tem de ter o temperamento de um campeão. Temperamento é fator de tipicidade que não se dispensa jamais.  A menos que você seja o César Millan, nem por doação se aceita um animal sem o temperamento. Esteja atento pois esse quesito é o que nos nos faz cair de amores pelo cão ou querer distância dele.

Mil vezes um Costinha gentleman a um Gianechine "brucutu". Sei que muitos devem discordar...
Jamais esquecerei dessa exposição: havia uma frenchiezinha fofa, e quis toca-la. Se não sou rápida teria levado uma recordação no meio das fuças, sim aquela "florzinha" me AVANÇOU.
Lamentável a forma como a irresponsabilidade e o descaso podem deteriorar uma raça que levou tantos anos para estar aqui.



Um frenchie só pra mim...
Se você não tem tempo ou paciência  para estudar o padrão e é uma pessoa que não suporta frustrações, adote um vita-latas: eles tem saúde de ferro, são simpáticos e espertos, não haverá outro igual ao seu e quando alguém  perguntar se ele tem "mistura" com Boston Terrier ou Bulldog Francês você provavelmente responderá todo orgulhoso: "Ah! Tem sim, o avô dele é mestiço com essa raça."

Todos os cães são dignos de respeito, merecedores de carinho, cuidados e companhia humana independentemente de raça ou padrão. Maltratar animais é crime.
Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre totalmente dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!
Sirley Vieira Velho
www.skonbull.com
Direitos Reservados
Seja gentil, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre! :)

Um comentário:

  1. Excelentes palavras, não sou criador de Frenchie porem tenho vontade de ter um no futuro, comprometimento com a criação independente da raça é fundamental, antes de ser de qualquer raça é um animal.
    Parabéns continue sempre assim excelente blog.

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...