Casa Cão, Exposição Permanente

 Mais considerações antes de adquirir um Bulldog Francês


 
Ter higiene é saudável e necessário a todos, mas há pessoas que pegam pesado demais. Veem no animal um foco de contaminação, embora gostem dele.
Devemos impor alguns limites ao cão, sempre lembrando de que ele precisa de nossa companhia. 
Adotar é dividir espaço em nosso coração, em nossa vida e em nossa casa. Você é capaz disso?


Algumas razões para maníacos por limpeza e organização não terem um frenchie: 


Todo frenchie afagado deixa pelos pelo chão,
Pelo carro, em suas roupas,
Pela sala e no colchão
  • Uns mais, outros menos, mas todos soltam pelos. Há um período do ano, a muda sazonal, em que ocorre renovação de toda a pelagem. No entanto não ficam carecas, se tinha alguma esperança pode desistir. Os pelos caem, mas voltam a crescer na mesma proporção (a queda normal não deixa áreas alopecicas) para retomar o ciclo natural. O pelo curto tem ciclo de crescimento de 30 dias. Passado esse tempo ele cai dando lugar a outro. Cães bem alimentados terão pelagem mais bonita, densa e brilhante, mas a queda é natural que aconteça.
  • Eles poderão errar o lugar do xixi, e acertar, e errar, e acertar... Raças toy são assim, eles aprendem, mas é normal darem um "fora de rota" vez que outra, especialmente quando filhotes.
  • Cães têm odor próprio, assim como você. Frenchies tem odor suave que não lembra em nada "cheiro de cachorro", mas até isso pode incomodar um  neurótico por limpeza. A neura pode chegar a extremos que ultrapassam a razão como, por exemplo, a pessoa insistir em desinfetar diariamente o cão com um pano embebido em álcool. Inacreditável? Concordo, apesar de anedótico é  fato real. Alguém próximo e apaixonado por seu frenchie gostava de dormir com ele. Assim para manter o ambiente "clean" passava álcool no cachorrinho antes de trazê-lo à cama. Felizmente a queda dos pelos alertou o dono que foi aconselhado a interromper a "degermação noturna" antes que o pobrezinho se tornasse etilista ou cirrótico. Na verdade esse fato tão doido motivou o post. Será que tem gente que passaria álcool no bumbum de seus filhos?
  • Cães podem fazer bagunça o que inclui respingar água do bebedouro e sapatear em cima.
  • Cães podem curtir estourar almofadas criando lindos cenários natalinos. Fazem isso como forma de quebrar o tédio ou simplesmente para explorar a misteriosa fofura contida em almofadas, travesseiros, caminhas, bichinhos de pelúcia e muito mais. Coisas de cachorro...
  • Cães não guardam seus brinquedos, assim como muita criança humana.
  • Cães podem gostar de cavar o quintal, o jardim ou vasos assim como você pode curtir futebol. Os passeios diários são benéficos pois estimulam o animal e diminuem a ansiedade, mas não eliminam instintos naturais.
  • Cães de focinho curto deglutem ar e tudo o que entra tem de sair...  Assim ele precisará fazer um "ventinho" de vez enquando para restabelecer as condições normais de pressão em sua barriga. Alguns alimentos podem intensificar as rajadas de vento por isso atenção: nada de bata-doce, feijoada ou chucrute, nem por degustação...
  • Frenchies são muito queridos justamente por serem infantis e despreocupados, mesmo depois de adultos. Eles estão sempre de anteninhas ligadas até enquanto dormem, então se há algo que eles possam pegar, acredite eles irão pegar. Proteja-os de perigos domésticos como fios eletrificados, medicamentos sobre criados mudos, barras de chocolate dando sopa pela casa (você sabia que chocolate é tóxico para o cão?) etc. O ambiente deve ser seguro para ele.
  • Eles podem fazer artesanato em madeira, especialmente os filhotinhos. São obras singelas, mas se você bobear poderão ocupar lugares de destaque  na mobília.
  • Outras razões poderão ser enumeradas, acrescente algumas deixando um comentário.


Aos que administram com bom humor a lista acima vamos a 5 ferramentas para facilitar a vida.


Uma casa com moradores caninos tem lá seus segredos de limpeza, além da artilharia pesada: lava-jato, aspiradores,  soprador e compressor de ar. A parte interna da casa pode contar com alguns utensílios que simplificam o dia-a-dia.




1- Escova mista de cerdas de javali e sintética. Ferramenta flex que massageia e embeleza seu orelhudo ao mesmo tempo em que recolhe os pelos mortos antes que se espalhem pela casa.
É  prática, especialmente se você mora em apartamento, pois os pelos ficam presos a ela. Seu frenchie irá adorar e você também. Ela distribui a oleosidade conferindo ainda mais brilho aos gorduchos. Pode ser usada 3 vezes por semana.


2- Feiticeira elétrica. Ajuda a remover pelos dos tapetes no dia-a-dia, porém não dispensa a velha escova uma vez por semana.


3- Rodinho hiperclean, para passar no piso ou assoalho de madeira. Você ficará impressionado com a quantidade de pelos que ficam grudados nele. Esse realmente é um coringa para quem tem cachorros, e custa menos de 40 reais.


4-Luva mágica de mircrofibra para passar nos móveis. Remove até os pelinhos mais difíceis.


5-Pano de microfibra, na verdade "piso" para banheiro que adaptei para limpar o assoalho. Os pelos literalmente "grudam" ali. Só não pode ir à lavadoura de roupas, pois as fibras se danificam e ele perderá seu poder de adesão às sujidades e pelinhos.


Cães são  perfeitos, são anjos que trazem alegria a qualquer lar, mas você tem de estar pronto para eles.
Você deverá educar seu amigão, mas terá de se adaptar a ele também. Ele sempre terá atitudes próprias de um cão então esteja pronto à aceita-las antes de cogitar leva-lo para casa. Você o escolheu e você é o animal racional nessa relação. Ele só tem você. Não o ignore, maltrate ou descarte. Sua área de serviço não precisa de um frenchie, mas ele precisará muito de você para ser feliz e saudável.


Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios e aspectos ligados a saúde e cuidados. Um animal é e será sempre dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida? Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!



Sirley Vieira Velho
www.skonbull.com
Direitos Reservados
Seja gentil, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre! :)

Um comentário:

  1. Nossa, muito interessante seu blog! Nunca pensei em ter um bulldog francês. Mas há um ano adotei uma shitzu que foi abandonada mal cuidada ainda filhote, meu marido, que dizia "não gostar"cachorros me deu muito trabalho no começo, pois reclamava do mau cheiro e bagunça. Agora, dorme com ela no sofá... Hoje ele me disse que "se fosse para ter outro cachorro, ele queria um BF..." então estou aqui, lendo, procurando e estudando essa possibilidade!

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...