Reencontre seu Cão Perdido ou Furtado

" Creia!  Basta ser sincero e desejar profundo. Você será capaz de sacudir o mundo"...- Raul Seixas

É passado um ano do terrível pesadelo que sofremos quando Iv e Sophia, dois de nossos queridos frenchies, foram levados aqui de casa. Eles foram roubados e recuperados em 31 horas. Muitos amigos nos auxiliaram na procura. Achamos esse artigo na internet que foi fundamental para ordenarmos as idéias logo no incio do tormento que passamos. Gostaria de agradecer a quem o escreveu adaptando-o a nossa experiencia.
Graças a Deus e aos amigos nossos amados Iv e Sophia estão de volta ao lar. Nossa eterna gratidão a todos que torceram por nós, que rezaram por nós e que nos confortaram. Amamos vocês, nossos amigos.

Em seu artigo publicado na revista americana Dog World de dezembro de 1987, Shannon T. Hiatt alerta todos os proprietários de cães com o seguinte conselho: "Por mais responsável que você seja, não pense que seu cão nunca escapará de sua casa. Porque isso pode acontecer. Esteja preparado para esse momento".
Um cão escapa de casa porque o portão foi aberto e isso é uma das coisas mais fáceis de acontecer no nosso dia-a-dia. Por isso, prepare-se para recuperar seu cão que fugiu inesperadamente.

Se o cão foi roubado ou capturado por pessoas que não têm a intenção de devolvê-lo ao seu legítimo dono, a recuperação pode ser mais difícil, mas não é impossível.
Não é impossível, pois 4 situações podem ocorrer:


1ª) o cão poderá escapar também da pessoa que o capturou ou roubou;

2ª) a pessoa que o retém poderá soltá-lo, pois ele pode não ser o cão que se desejava (come muito, late demais, é bravo, tem temperamento forte, está destruindo as plantas, faz "necessidades" em lugares proibidos, rói os móveis, arranha a porta para fugir, está triste etc.;


3ª) pode haver denúncia da presença do cão na casa do dono ilegítimo e


4ª) o cão pode ter sido "seqüestrado" para ser trocado por uma recompensa.

 
Quando o cão é capturado por pessoas conscientes e que desejam devolvê-lo, o grande obstáculo é o encontro do legítimo dono, por isso a divulgação adequada da perda aumenta bastante a probabilidade de recuperação.
O assunto "cão perdido" é internacional e tratado, com freqüência, por várias revistas nacionais e estrangeiras. Muitos proprietários viveram, vivem e viverão o drama de perder seu cão e ter que procurá-lo.
Com o objetivo de colaborar com esses proprietários, descreveremos aqui as providências mais aconselháveis para recuperar o "seu amigão."


Antes que o cão fuja de casa, 4 medidas importantes devem ser adotadas:


1ª) Registre em uma folha de papel, uma "descrição de características" de seu animal, mais completa possível, utilizando, para isso, termos compreensíveis. Não adianta só falar que seu cão é um Rottweiller, Dogue Alemão ou Husky Siberiano etc. As pessoas não conhecem a maioria das raças. Entre outros dados cite: raça, sexo, cor, tamanho (comprimento e altura), nome, idade e sinais particulares. Neste item peça o auxílio do
Médico Veterinário. Coloque, nesta folha, o número de seu telefone para contato. Atualize periodicamente esta folha.



2ª) Fixe na coleira ou enforcador do seu cão, uma plaqueta ou um "porta-endereços" com o número do seu telefone.

3ª) Mantenha fotografias recentes do animal. Sabe-se que uma fotografia, por pior que seja, é melhor do que qualquer boa descrição.


4ª) Colecione a documentação do cão, como: registro de vacinações, receitas, pedigree, recibo de compra, fotografias, folha com "descrição de características" etc.


Além das providências acima citadas, existe outra, como acréscimo, bem eficiente, mas que exige mais tempo, dedicação e muita paciência, trata-se de ensinar o seu cão a voltar para casa.
Quando constatar que o seu cão fugiu, as seguintes medidas devem ser adotadas, de acordo com o decorrer do tempo: 
- FIQUE CALMO! Se você estiver em pânico, a sua capacidade de raciocínio diminuirá e uma tragédia poderá acontecer ao atravessar uma rua ou dirigindo seu veículo.
- Procure-o na vizinhança (seus vizinhos conhecem seu cão).
Não encontrando-o em 30 minutos:


- Peça ajuda de parentes, amigos e vizinhos.


- Divulgue em suas redes de relacionamento na internet.

- Escreva em pedaços de papel, número de telefones para contato.



- Caso seu animal seja microchipado notifique a empresa do microchip. Eles oferecem gratuitamente o serviço de divulgação de furto às clinicas que possuem leitores de chip.


- Registre um Boletim de Ocorrência Policial na delegacia de seu bairro.


- Imprima fotografias do cão com o nome pelo qual ele atende, raça, tamanho, sexo, o valor da recompensa e seu telefone e fixe em pontos de ônibus e estabelecimentos comerciais próximos a sua casa.

- Intensifique a busca, em todas as direções a pé ou de carro. Inicialmente, percorra a distância de 400m de raio, aumente a distância com o decorrer do tempo.


- Se o seu cão for de porte grande e você não pode carregá-lo, tenha em mãos coleira, enforcador, guia ou corda, para facilitar a sua captura e transporte.


- Consulte as pessoas que encontrar na rua, fornecendo as características do animal e mostrando a fotografia. Dê ponto de referência para receber notícias de retorno.


- As pessoas que mais podem ajudar são: porteiros de prédios, vigias, frentistas de postos de gasolina, taxistas, estudantes de escolas próximas, comerciantes do bairro, principalmente lanchonetes, bares, restaurantes, padarias, mercearias, onde o cão poderá procurar alimentos quando esfomeado. Indique o número de telefone para contatos futuros.


- Verifique todas as pistas fornecidas.


- Se estiver de carro, leve alguém que esteja livre para olhar ao redor, enquanto você dirige.


- Quando os cães da redondeza estiverem latindo muito, dê uma olhada, pois o seu cão poderá estar se aproxim
Matéria extraída do site (http://www.cesaho.com.br)ando deles.


Após algumas horas, se a busca for infrutífera:

- Tire cópias da "descrição de características" do cão e entregue às pessoas que você acredita que podem ajudá-lo.


- Procure as Clínicas Veterinárias e Pet Shops e forneça os dados completos do cão e os impressos com foto e dados. 
 Forneça informações sobre a sua saúde e se possui algum mal crônico.
- Procure a Sociedade Protetora dos Animais e forneça cópia da folha de "descrição de características" .

- Se o município possui serviço de apreensão de animais ou canil, visite-os, se possível, diariamente.


- Anuncie nas rádios e jornais.


- Distribua aos amigos e colegas a os impressos com foto e "descrição de características".


- Uma providência que tem dado bom resultado é a colocação de faixas na rua (esquinas movimentadas). Nelas são fornecidos dados do animal e telefones para contato.

Para finalizar, desejamos transmitir mais cinco conselhos que julgamos importantes:


1º) Divulgue intensamente a perda de seu cão, oferecendo sempre boa RECOMPENSA.


2º) Seja persistente. Prepare uma lista de pessoas e instituições que você julga poder ajudá-lo e que devem ser contatados diariamente ou algumas vezes por semana. Demonstre a todos que seu cão é importante para você.

3ª) Não desista até encontrar seu cão! A esperança é a última que morre.


4ª ) Cuidado com alarmes falsos ou chamados "trotes". Existem pessoas inescrupulosas. Não vá à noite ou em lugares desertos encontrar alguém que diz estar com seu cão. Pode ser uma cilada. O seu endereço também não deve ser divulgado, algum "amigo do alheio" pode ficar sabendo que você está sem "seu guarda".


5ª) Encontrando o seu cão, procure comunicar, pelo menos, às pessoas e instituições constantes de sua lista.

Lembre-se! Este comportamento não deixa de ser uma forma de reconhecimento e agradecimento para com aqueles que estiveram alerta e tentaram ajudá-lo a reencontrar o seu cão.

Antonio de Oliveira Lobão é médico veterinário).






Artigo original

Ajude a divulgar essas informações elas podem valer uma vida.

2 comentários:

  1. Gostei muito desse documentario, estou passando por um problema um pouco maior, minha cachorra foi levada da frente da minha casa, eu ja descobri a veterinaria para qual ela foi levada para ganhar banho e tosa, mas o donos da veterinaria se nega a me dizer quem são os supostos donos que a adotaram, ja fiz um BO na policia Civil, mas todo esse processo é demorado e o tempo passa e eu fico sem minha cachorra, as cças pedem por ela e nossa outra cachorra tb sente falta dela, não sei o que fazer! Se alguem tive ruma dica pra me dar me escreva no e-mail manu.asc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Creedo. Esses veterinários que se recusaram a fornecer nomes ou entregar os ladroes, estão sendo coniventes com os criminosos e são, portanto, criminosos também. Deveriam ser presos.

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...