Direito à aposentadoria para fêmeas britânicas

Depois do polêmico documentário produzido pela BBC, "Segredos do Pedigree", coincidentemente ou não,  surgem novas regras no Kennel Club da Inglaterra (UK).
Uma proposta que demonstra descência e preocupação com o bem estar animal deverá ser implantada a partir de 1º de janeiro de 2012.  Nada mais justo e coerente com o fim único a que deveria se destinar a criação de cães, promover a preservação através do melhoramento genético e respeito a demanda dos animais. 
Muitos poderão dizer que é apenas uma idéia e que há um longo caminho até que seja posta em prática. Para sonhadores significa a luzinha no final de um túnel inóspito, insalubre e triste. Significa a tentativa de abrandar os sintomas de uma cinofilia que encontra-se doente e carecendo de cuidados urgentes pois os cães, as verdadeiras estrelas, estão sendo esquecidos. A iniciatiava do UK é no mínimo digna de respeito.
Resumo da notícia
Fêmeas britânicas com pedigree terão assegurado o direito à aposentadoria com hora marcada. Ficará afastada da reprodução a fêmea que já teve quatro ninhadas ou duas cesarianas.Essas regras estarão em vigor para criadores britânicos a partir de 2012. Uma justa conquista dos cães, que passam a ser mais valorizados pela cinofilia inglesa. 
O UK promete melhorar ainda mais as regras em beneficio dos peludos.
Sirley Vieira Velho

Confira na íntegra o texto original acessando o link: normatização
 
Tradução Da Publicação

Quanto ao número de crias por matriz:

O Kennel Club anunciou que a partir de 2012, via de regra, não registrará mais de quatro ninhadas de qualquer  cadela devido às preocupações de que o atual limite legal de seis ninhadas possa  ser potencialmente prejudicial ao bem-estar da fêmea.
A decisão foi tomada pelo Comite Geral do Kennel Club  depois de receber uma recomendação de seu Dog Health Group (Grupo de Saúde Canina) e passará a valer para filhotes nascidos em ou após 1º de janeiro de 2012.
Seis ninhadas por cadela é o atual limite legal estipulado pela "Criação e Venda de Cães" (Welfare, que trata do bem estar animal) norma desde de 1999.


Bill Lambert, 
Kennel Club’s Health and Breeder Services Manager, disse: "O Kennel Clube quer garantir que todos os criadores coloquem a saúde e o bem-estar de seus filhotes e matrizes em primeiro lugar, e essa decisão reforça nosso compromisso com a questão.
"Embora a lei permita que as cadelas tenham seis ninhadas em sua vida nosso sistema de registro já havia caído em consonância com isso, a grande maioria dos criadores responsáveis sente que esse número é demasiado elevado e que há potencial para gerar um impacto negativo sobre o bem-estar da cadela.
"Sérias considerações devem ser dadas à questão se o criador quiser que  uma cadela tenha mais de quatro crias, mas o Kennel Club poderá conceder permissão para que isso aconteça se  acreditar que há boas razões e fundamentados para o fazer. As justificativas serão avaliadas caso a caso. "
O Kennel Club também solicitou ao governo que siga o exemplo e reforce a lei, a fim de ajudar a reprimir os puppy farmers
(versão inglesa dos famigerados puppy mills americanos,no Brasil,"criadores de fundo de quintal". Assim chamados por reproduzirem seus cães de forma ininterrupta, cruel e indigna).
Lambert, acrescentou: "É claro que esta decisão, infelizmente não exercerá impacto sobre as pessoas que não registram seus filhotes com o Kennel Club, em especial os puppy farmers  que produzem cachorros puramente para o lucro e tendem a mostrar pouca consideração pelo bem-estar do animal. A legislação tem de ser reforçada para que essas pessoas possam ser responsabilizadas por seus atos".
O Kennel Club apelou para os princípios e normas do Kennel Club Accredited Breeder Scheme  para tornar as novas regras obrigatórias a todos os criadores. Isto significa que os criadores terão de colocar a saúde e o bem-estar de seus filhotes e cães em primeiro lugar, por exemplo, dando os seus cães exames de saúde exigidos para cada raça e garantindo que os potenciais compradores vejam os filhotes com as mães  em seu ambiente doméstico. Uma petição com 15.000 assinaturas de apoio a este objetivo foi entregue no Number Ten Downing Street (
10 Downing Street é a residência oficial e o escritório do primeiro-ministro do Reino Unido) apenas um ano atrás à Ian Cawsey, membro do parlamento.


Quanto ao número de cesarianas admitido por fêmea.


Confira o texto original na língua inglesa acessando o link as novas regras
 

O Kennel Club discutiu com as principais organizações veterinárias sobre as restrições ao número de crias nascidas por cesariana que pode ser registrada de uma única cadela a partir de 2012.
O Kennel Club confirmou que deixará de registrar quaisquer filhotes nascidos por cesárea de qualquer cadela que já tenha sido submetida a duas cirurgias desse tipo, exceto por razões de bem-estar cientificamente comprovadas e, nesses casos, normalmente, desde que o pedido seja feito antes do acasalamento. 

Recusa de registro de uma terceira ou subsequente ninhadas de filhotes nascidos por cesariana poderá ocorrer independentemente de os descendentes de qualquer uma das duas primeiras operações terem sido registradas com o Kennel Clube.
Após discussões com o
Royal College of Veterinary Surgeons, o British Veterinary Association e o British Small Animal Veterinary Association, concordaram em aconselhar seus membros que qualquer cesariana feita em cadela registrada pelo Kennel Club deverá ser notificada.
Para permitir a comunicação de tais operações pelo veterinário, uma seção adicional será incorporada ao formulario atualmente em uso para notificar o Kennel Club sobre qualquer operação que modifique a conformação natural de um cão registadas em pedigree.
Esta política entrará em vigor para todos os filhotes nascidos em ou após 1 de janeiro de 2012. Mais detalhes relativos à data de notificação pelos médicos veterinários serão anunciados oportunamente.
Caroline Kisko, diretora de comunicações do Kennel Club, disse: "A notificação de ninhadas nascidas por cesariana adicionada à papelada já utilizada pelos médicos veterinários será um grande passo e nos permitirá alcançar o nosso objectivo de melhorar a saúde e o bem-estar de todos os cães com pedigree .
"É particularmente importante que o Kennel Club saiba tanto quanto possível sobre intervenções cirúrgicas que alterem a conformação natural do cão, para que possamos continuar a garantir que apenas os cães com pedigree, que são saudáveis são possam ser usados para reprodução."
Peter Jinman OBE, presidente do RCVS
(Royal College of Veterinary Surgeons), disse: "Estamos muito satisfeitos em ver que o Kennel Club está tomando medidas para limitar o número de ninhadas nascidas por cesariana que irá registrar por cadela. Estamos interessados em apoiar este movimento, embora com o tempo nós gostaríamos muito que o limite seja reduzido para apenas uma cesariana. Mas este é o primeiro passo, o que demonstra que estamos todos  trabalhando para o mesmo fim: Uma melhoria na saúde de todos os cães "
O Kennel Club irá alterar o seu regulamento B22c para cobrir a nova política relacionada com o registro de filhotes nascidos por cesárea... 



... Todos os filhotes nascidos por cesárea estarão devidamente assinalados no Breed Record Suplement ou Stud Book (publicação trimestral do UK com todos os filhotes registrados pela entidade no período. Lá estão disponíveis a quem interessar informações sobre o número de ninhadas que cada criador registrou,por exemplo).
O Kennel Club reconhece que algumas raças serão mais afetadas que outras por essa nova política e se propõe a rever a sua eficácia, após o período de um ano.

A publicação foi ao site do Kennel Clube da Inglaterra em 22 de novembro de 2010.

E você, o que pensa sobre as novas regras para os criadores ingleses? 

Antes de optar por um cão de raça pura considere suas características físicas, temperamento, necessidade de exercícios, cuidados e aspectos ligados a saúde. Um animal é e será sempre totalmente dependente. O convívio prazeroso entre vocês se condiciona a sua disposição em atender à demanda do cão.
Você sabia que um cão bem tratado pode ultrapassar 15 anos de vida?
Adotar é um compromisso de longo prazo, pense nisso!

4 comentários:

  1. É bastante esperançoso ver alguém tomando este tipo de iniciativa, né?
    Quem sabe... daqui uns 10 anos, essas coisas comecem a chegar aqui no Brasil?

    O problema para "os nossos órgãos de registro" será ter que assumir a baixa significativa de incomes, uma vez que são as fábricas de filhotes que os sustentam...

    É tanta sujeira debaixo do tapete, dá até medo.
    :(

    ResponderExcluir
  2. Fico tão feliz de ler uma noticia dessas.

    E olha que eu tenho visto gente cruzando cadelas antes do 3ºcio,o que tambem é uma pena,e ainda em cios consecutivos.
    "O problema para "os nossos órgãos de registro" será ter que assumir a baixa significativa de incomes, uma vez que são as fábricas de filhotes que os sustentam..."[2]

    è bem isso mesmo,muitos canis grandes e até famosos que sao verdadeiros puppymills.

    ResponderExcluir
  3. Independente da lei, eu e outros criadores que amam verdadeiramente estes nossos melhores amigos, já optamos por só permitir 4 cruzas, a partir do quarto cio e apenas uma vez por ano.
    Fico muito feliz em saber que os demais, também terão que aprender a ter este bom senso!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que alguns criadores de Pastor Alemão, como você, já adotam essa postura. Para raças que necessitam de cesariana o número exagerado de crias (acredito que duas seja o limite) prejudica a fêmea. É desolador ver bulldoguinhas sendo cruzadas no primeiro cio, parindo em cios consecutivos, tendo cios induzidos por admistração de hormônios dentre tantas outras circunstâncias. Obrigada por deixar seu comentário pois é importante saber o que criadores de outras raças pensam a respeito do assunto.
    Abraço
    Sirley

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...