O Dia Em Que Meu Frenchie Virou Shar Pei - Angioedema

O Angioedema

Você acabou de brincar com seu cão e ele foi dar aquela corridinha pelo quintal. Minutos depois  volta até você e então “é pânico geral”. Seu doguito se transformou, seu rosto está inchado como balão, os olhinhos enterrados na face, ele completamente encaroçado, se esforçando para deglutir a saliva e parecendo engasgado. Tudo isso ocorreu quase que instantaneamente e você mal pode acreditar.
Pegue seu cão, as chaves do carro e não esqueça do cartão de credito. A rota será o consultório veterinário mais próximo.
Antes e Depois. Contato com lagartas de jardim.

A pele é o maior órgão do corpo e também o principal órgão onde as reações alérgicas costumam se manifestar.
Uma das reações alérgicas de grande impacto visual, tanto por sua localização quanto pela exuberância dos sinais, é o angioedema. Geralmente tem inicio em poucos minutos até duas horas após a exposição ao alergeno.
Ocorre como a manifestação alérgica de maior incidência perdendo somente para as reações respiratórias. Essas últimas de difícil diagnóstico entre braquicefálicos devido às peculiaridades de seu sistema respiratório.
É uma circunstância autolimitada, um edema localizado de pele ou mucosa. A exposição vascular aos mediadores da resposta inflamatória causa dilatação e aumento da permeabilidade de capilares e vênulas. Há perda da integridade vascular (parede vascular) com extravasamento e perda de liquido para o interstício (espaço entre as células). Pode ocorrer de forma isolada ou acompanhada por urticária (pápulas elevadas e pruriginosas na pele) ou outros componentes da reação anafilática, como dificuldade para respirar (edema da mucosa nas vias respiratórias que impede a passagem do ar) ou mesmo choque (pela paralisia do tônus vasomotor gerando queda da pressão arterial).
O angiodema envolve geralmente lábios, boca, faringe, laringe, tecidos da subglote. Pode envolver também o intestino delgado, causar vômitos e diarréias.
Mais de 50% dos episódios de angioedema são acompanhados por urticária. A reação urticariforme pode tornar-se crônica permanecendo por dias ou até mesmo semanas.
Urticaria após contato com lagarta de jardim

Diante da sucessitibilidade dos Bfs aos alergenos nos limitaremos ao angioedema alérgico somente visto que há outro tipo hereditário descrito em humanos.

As Possíveis Causas

Ele pode ocorrer como reação a:
- alimentos;
Reação adversa alimentar é um termo geral que define uma reação nociva ao organismo provocada pela ingestão de um alimento. Essas reações podem ser imonologicamente mediadas, ou seja reações alérgicas ou podem ser reações não imunológicas.
A maioria das reações adversas alimentares, cerca de 65% delas, não são alérgicas. Elas podem ser provocadas por diversas condições, dentre elas o refluxo gastroesofágico, intolerância a lactose, deficiências enzimáticas, doenças metabólicas, como resultado de anormalidades anatômicas e neurológicas, toxinas, infecções gastrointestinais, dentre outras.
A urticária e o angioedema costumam ocorrer poucos minutos após a ingestão do alergeno alimentar.A reação alérgica alimentar costuma se dar em resposta a uma proteína ou seus epítopos. Daí a preocupação  com os alimentos transgênicos que não foram testados e retestados ao longo dos milhares de anos de nossa existência comum.

- drogas como antibióticos, opióides (morfina algumas vezes utilizada em cirurgias), meios de contraste radiológicos. Alguns antiinflamatórios como ibuprofeno e celoxib também são apontados por reações em cães.


- picadas de insetos como abelhas, vespas, marimbondos, escorpiões, contato com taturanas dentre outros;

- picadas de cobra;



- látex; encontrado em produtos domésticos ou em resina de plantas que o contém como figueiras e jaqueiras  por exemplo.

- plantas urticantes;


- resposta a trauma;

- resposta a forte estress emocional;

- exercício físico; geralmente após contato com o alergeno, especialmente os alergenos alimentares.

- a lista não para de crescer.

A maioria das reações alérgicas ficarão sem o diagnóstico do agente causal.
Podem ser  de díficil elucidação através de testes cutâneos ou IgE rast, visto que parte das reações alérgicas não são IgE dependentes.

Precauções:

Evite iniciar novas medicações à noite. Prefira fazê-lo durante o dia e mantenha o cão junto de você por algumas horas após ter  sido medicado ou vacinado.


Algumas plantas de jardim costumam ser sazonalmente atacadas por lagartas. Procure identificar estas plantas eliminando-as.


Evite cultivar plantas conhecidas por sua toxicidade, como comigo-ninguém-pode, antúrios, espirradeira etc.


Evite exercitar seu cão após uma refeição, medicação ou vacinação. Vale aqui o conselho que nossas mães e avós sempre nos deram: nunca corram, brinquem ou nadem após comer; dá "congestão". 


Prefira comedouros e bedouros em aço inoxidável ao invés de bacias de plástico baratas (multirreciclados).


A temperatura da água do banho deverá ser morna ou fria. Evite esfregar o cão em demasia, bem como, shampoos que prometem "realçar" a cor da pelagem ou clareadores de pelagem de marcas pouco conhecidas. Após o banho com cosméticos mantenha seu cão por perto.


Se seu cão já apresentou um episódio de urticária e angioedema há grande chance que ocorra novamente
Há grande risco de que as manifestações alérgicas se tornem mais severas caso haja novos contatos com o mesmo alergeno.


Sirley Vieira Velho
Canil Skonbull

Direitos reservados

Seja delicado, seja coerente e correto, cite a fonte original sempre.


Referências

1- Ring J; Belloni B; Behrendt H. Looking ahead in dermatology: skin and allergy, Actas Dermosifiliogr;100 Suppl 2:32-9, 2009 Dec. 
2 -Administration of 5% human serum albumin in critically ill small animal patients with hypoalbuminemia: 418 dogs and 1.70 cats (1994-2008),Viganó F, Perissinotto L, Bosco VR. 
3-Clinical manifestations of food allergy: An overview, Wesley Burks- Maio 2010 www.uptodate.com 
4- An overview of angioedema: Pathogenesis and causes,  Clifton O Bighan. Maio 2010 www.uptodate.com

6 comentários:

  1. Muito obrigado por essa postagem, pois meu pastor acabou de ter essas reações (angioedema)
    Eu e minha esposa ficamos desesperados, por azar o veterinário não está na cidade, mas nos falou para administrar um anti-histamínico, que graças a Deus, funcionou muito bem com o nosso cãozinho...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Boa tarde!
    Acompanho o blog de vcs e acho muito interessante os temas abordados.
    Tenho uma BF que está com 6 meses e apesar de ter lido bastante sobre as famosas alergias, ainda não consegui notar a causa delas.
    Já levei ao Vet., que me aconselhou a observar e tentar o método da eliminação, pois eram poucas e apareciam em lugares diferentes.
    O aspecto é inicial é como se fosse uma picadinha de mosquito, porém...algumas delas formam uma pequenina quantidade de pus e depois escurecem, formando casquinhas. Depois, desaparecem normalmente, mas acabam ficando com menos pêlo na região afetada.
    De um mês pra cá, nada além do normal foi feito e alergias aumentaram. Apareceram várias concentradas na coxa esquerda.
    Acabei me desesperando e pedi pra que ele me receitasse algum produto que não fosse via oral, por ela ser mto novinha.
    Ele me passou a Quadriderm creme. Passei durante 2 dias, 2x ao dia e percebi que estava deixando o pêlo amarelado na região em que apliquei, então resolvi parar por conta própria.
    Manchou tudo, já se passaram 3 semanas, sendo que já dei banho com o Shampoo Fitoterápico indicado desde o início (Dermaxplus - Fitovet) e notei que o que manchou mesmo foi a pele e não o pêlo.
    No Começo achei que pudesse ser os bichinhos de pelúcia ou o sabão usado para lavar a caminha. Enfim, depois das eliminações que não terminaram por aí, acabei deixando-a somente com a ração que é a Royal Canin Mini Indoor e meio Pet Palito da Organnact, por dia. Estava dando o Biscrok Júnior da Pedigree, mas achei melhor retirar.
    Não sei se foi coincidência, mas parece que melhorou um pouco. Como ainda não fiz nenhum tipo de exame específico, e sei que criadores estão acostumados a lidar diariamente com estes probleminhas, gostaria de ouvir outras opiniões.
    Se tiverem alguma dica ou alguma informação que possam compartilhar, fico agradecida. Pois a saúde e o bem estar de nossos filhotes está em primeiro lugar, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiana,

    Manifestações cutâneas do tipo que você descreveu nem sempre estão associadas à alergias ou demodicose, mas podem confundir o profissional menos experiente.
    Para evitar sofrimento, despesa e também acelerar a cura seria importante que você consultasse um dermatologista veterinário. O raspado cutâneo, quando avaliado por um especialista, é de grande valia e pode fechar o diagnóstico em 5 minutos.

    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  4. E existe tratamento para o angioedema?Meu collie tem 5 meses e já teve dois episódios de inchaço na face, ficou igualzinho ao cão da foto e o quadro ficou mais severo do primeiro para o segundo inchaço...Existe alguma coisa que eu possa fazer para previnir, pois trabalho o dia todo e meu cão fica sozinho...estou preocupada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor forma de prevenção é tentar saber o que provoca esses episódios e assim evitar o contato do animal com esse alergêno.

      Boa sorte

      Abraço

      Sirley

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...