Máquina de secar ou cozinhar cachorro?

A criatividade humana é ilimitada: uma máquina que muito lembra as assadeiras de frango do tipo "televisão de cachorro" promete gerar menos estresse no animal por evitar barulho. Consiste em uma câmara fechada que lança jatos de ar quente em várias direções entre 25 e 35ºC. Esse calor é mais do que suficiente para matar um braquicefálico, um filhote de qualquer raça, um cão idoso ou cardiopata.
 

Mas será que existem pessoas incautas o bastante para secar um frenchie em uma máquina dessas?
Infelizmente sim. Aqui em Florianópolis existem clínicas veterinárias secando cachorro dessa forma e, claro, as desgraças já começaram a acontecer. Entregam o "cachorro quente" a 42ºC para odono. Semana passada a vítima foi um jovem frenchie.


Uma clínica veterinária deveria providenciar o pronto atendimento do cãozinho, não é mesmo?

 Na verdade não poderiam é colocar um cachorro em um forno de ar quente. Ao expor a vida do animal de forma estupida e insensata fica evidente que não sabem o que estão fazendo. Não poderiam mesmo socorrer o cão... 

O desfecho é um animal  hipertérmico ou morto  além do forçado semblante fúnebre te dizendo:
"Nós lamentamos muito"
"Isso nunca aconteceu antes" É sempre a primeira vez...)
"Ele deveria ter algum problema  de saúde que a senhora desconhecia" . Se um cão "doente" não pode entrar nessa geringonça então nenhum pode. Quantas malformações ou doenças são assintomáticas?
"Iremos providenciar outro cão da mesma cor e raça, não se preocupe". Essa parte é a mais reconfortante, né gente?

Se seu cão frequenta pet shops certifique-se de que eles não possuam "maquinas de secar".
Acompanhe o banho de seu cão até o fim para garantir que nenhum desavisado  "enforne" ou "cozinhe" seu bichinho. Nunca deixe-o sozinho no pet shop.
Se o espaço reservado para banho e tosa não possuir sistema de refrigeração procure outro estabelecimento.



Se você tem saúde e 20 minutos disponíveis por mês, banhe seu frenchie em casa. Eles tem pelo curto e fácil de cuidar, adoram o banho e colaboram em tudo. Duas toalhas de banho pequenas bastam para seca-lo completamente em um dia de verão. Se você preferir secador use  na temperatura fria. É uma sessão de carinho, um exame minucioso do cão, um momento para vocês dois curtirem e mais: poderá valer uma vida.

Quantos inocentes ainda terão de morrer vitimados pela insessatez e desdém?
Mais um caso
E outro
E tantos outros casos que nunca virão a público...

Leia os tópicos relacionados

Refrescando seu cão: http://skonbull.blogspot.com/2010/11/refresque-o-verao-de-seu-cao.html
Socorrendo seu cão: http://skonbull.blogspot.com/2008/12/texto-indito-retirado-de-nosso-site.html
Hipertermia não é febre:http://skonbull.blogspot.com/2011/01/hipertermia-nao-e-febre.html


Direitos reservados
Seja gentil, seja coerente e correto cite a fonte original sempre
Sirley Vieira Velho
www.skonbull.com

7 comentários:

  1. Gostaria de contar aqui dois episódios sobre o assunto.

    Primeiro do meu Bulldog Inglês. A clínica em que ele toma banho tem uma máquina de secar cães e, desde o início, nós proibimos de usarem a máquina no meu bull. Depois de alguns meses fomos buscá-lo e, ao chegar à sala de banho nos deparamos com o Bruce dentro da máquina. Tudo bem que ele até que estava calmo, sentadinho, quieto... Mas isso não exclui o risco que ele estava correndo. Na mesma hora chamamos a atenção do pessoal dizendo que já havíamos proibido de colocarem o Bruce na máquina, que é perigosa, que já soubemos de diversos casos de bulls que morreram na máquina devido ao calor e particularidades respiratórias da raça. E para o meu espanto, até a veterinária ficou impressionada dizendo não saber do perigo (sendo que essa clínica atende muuuuuuuitos bulldogs ingleses e franceses).

    O outro caso não é exatamente sobre a máquina de secar. Mas serve pra ilustrar o risco real que todo cão corre com essas máquinas.
    Essas máquinas foram inspiradas em uma "técnica" de secagem utilizada por muitos pets (inclusive ensinada em curso de banho e tosa) que é colocar o dog em uma caixa de transporte e engatar o soprador na grade da porta (lembrando que o ar que o soprador solta não é quente).
    Pois então... Quando eu trabalhava em uma pet tive uma péssima experiência com essa "técnica". Uma poodle de uns 9 meses estava secando dessa forma, quando olho pela janela do banho e tosa (eu estava na loja), a caixa estava se sacudindo. Saí correndo, desliguei tudo e tirei a cachorrinha de dentro da caixa... Ela estava espumando, com diarreia, tremia inteira e latia compulsivamente. Entrei em desespero e liguei pra veterinária e ela mandou que eu colocasse a cachorra embaixo d'água imediatamente. Hoje sei que a coitadinha tinha entrado em hipertermia. Isso significa que se uma poodle jovem teve hipertermia assim... imagine um bulldog?!?!?! E o principio da máquina de secar e dessa técnica que falei é a mesma.
    Entao, CUIDADO gente! O negócio é perigoso mesmo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por enriquecer a postagem Naiana.

    Bj

    Sirley

    ResponderExcluir
  3. a minha é uma Lhasa Apso, ela só vai ao pet 1 vez a cada 2 meses, para cortar as unhas e fazer a tosa higienica e se necessário tosar os pelos + banho completo, sou eu que cuido todo fds, escovo os dentes, comprei já limpador para orelhas e para o olhinho, compro shampoos especiais e cremes, a seco e faço a sua escova(fica linda com o pelo lisinho), e pronto...sabe que eu acho isso super relaxante, eu pensei , "ah, já que eu dou banho nos meus dobermans, eu vou dar banho na pequena também" ... sempre tem alguém que fala que é diferente,bom...dá um pouco + de trabalho ,por causa do pelo que tem que ter cuidado, mas isso não impede de tentar neh? minha filhota está com 2 anos e continua muito bem XD Graças a DEUS , gostei muito desse seu post, bjinhux

    ResponderExcluir
  4. Concordo 100% com você: cuidar da higiene dos doguitos é muito relaxante tanto pa o dono quanto para o cão. Quem nunca tentou um banho em casa não sabe o que está perdendo. Aos poucos nosso "trabalho" vai ficando cada vez melhor. Me empolguei tanto que acabei adquirindo uma tosadeira. Claro que minha tosa não é nenhum espetáculo, mas minha cocker nunca reclamou nem nunca foi ferida por mim, ao contrário do que quase sempre acontecia em petshops. Minha cocker virou estrelinha, mas não aposentei a tosadeira não, toso os cães dos meus pais e eles adoram (os cães claro...rs)

    Obrigada pela visita e comentário :)
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Minha Bulldog inglesa sempre voltava do banho muito mal, e eu achava que era por causa do transporte, mas infelizmente nao descobri a tempo...ela morreu no meu quarto na volta do pet a semana passada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento muitíssimo por sua perda. Infelizmente mesmo em pet shops de clínicas veterinárias é comum a negligência, em relação a hipertermia. Com frequência vemos animais confinados em ambientes quentes e não climatizados, uso de máquinas de secar, transporte do animal em veículos sem arcondicionado, pouca valorização do estresse como fator desencadeante da hipertemia, desconhecimento dos riscos associados à condição e até mesmoo despreparo na hora de socorrer o animal.

      Obrigada pelo seu relato
      Abraço
      Sirley

      Excluir
    2. Esses absurdos acontecem gracas aganancia dos empresarios que so pensam em lucrar sem colocar nenhum envetimento na estrutura de seus pet(ar condicionado no salao e no veiculo de delivery)sem falar no descaso de alguns veterinarios e na falta de qualificacao dos tais profissionais

      Excluir

Nossa política de moderação de comentários é bastante complexa e extensa. Pedimos paciência para a leitura porque é a partir dessas regras que interagimos com os leitores e editores do blog!
Regras

1- Trocaremos quaisquer ofensas e xingamentos em comentários por elogios ao nosso desprendimento em gastar tanto tempo para dividir com vocês o conteúdo aqui postado :)

FIM.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...